Os indicadores de desempenho, ou KPI’s, são essenciais para que os gestores e o RH saibam como agir para melhorar a experiência do colaborador e os resultados da empresa. Veja a seguir quais os principais tipos de indicadores de desempenho e saiba como utilizá-los para promover o desenvolvimento organizacional. Baixe também um questionário de avaliação de desempenho pronto para ser usado!
Tarefas do dia a dia, grande volume de trabalho ou prazos de entrega apertados às vezes nos fazem esquecer nosso objetivo estratégico como empresa. Para isso, é essencial avaliar o desempenho dos colaboradores de forma completa e eficaz. Uma forma eficiente para isso é ter em consideração diversos indicadores de desempenho.
A diferença nos resultados da sua concorrência e os da sua empresa pode estar no desempenho dos funcionários. Por isso, é fundamental que os profissionais de RH consigam desenvolver um plano de ação eficiente e realista. Pare e pense: qual é a sua metodologia de trabalho? Quais ferramentas utilizam? Qualquer detalhe na forma de trabalhar está sujeito a análise. E, para melhorar, é preciso analisar, medir e testar.
Os indicadores de desempenho existem para responder estas e outras perguntas de forma analítica e prática. Leia a seguir tudo sobre o que é um indicador de desempenho e conheça exemplos que podem ser aplicados nas empresas.
- O que é gestão de desempenho?
- O que são indicadores de desempenho?
- Exemplos de indicadores de desempenho
- [📑Modelo excel para download] Questionário de avaliação de desempenho
- Passo a passo: Como aplicar os indicadores de desempenho em uma avaliação
- ✅ Software de RH: Avaliações de desempenho
O que Gestão de desempenho do trabalho?
Como profissional de Recursos Humanos da sua empresa, é provável que você esteja atualizado sobre o que significa avaliar o desempenho profissional de seus funcionários. Essa tarefa baseia-se na realização de análises de desempenho para medir o desempenho de todos os colaboradores.
O objetivo que se busca neste processo é entender como estão os funcionários, aumentar a produtividade da empresa e identificar oportunidades de melhoria na cultura organizacional e processos internos. Além disso, ajuda a identificar os pontos fortes e fracos da organização, bem como a amenizar os possíveis erros que ela está cometendo.
👉 Gestão de Desempenho: Dicas para avaliar a performance dos funcionários
7 pontos para considerar ao avaliar um colaborador
Para acompanhar a produtividade das equipes, podemos analisar a performance dos colaboradores periodicamente: por trimestre, semestre, ou até por ano. Esta periodicidade varia de acordo com as necessidades e atividade da empresa.
Para fazer isso, leve em conta alguns aspectos que podem ser medidos:
- # 1 – Produtividade: é fundamental que o colaborador atinja seus objetivos no tempo previsto. Para analisar o tempo que gasta em cada tarefa, uma ótima opção é usar algum software para controlar as horas, como o Harvest .
- # 2 – Qualidade: o trabalho apresentado deve estar de acordo com os requisitos definidos pela empresa.
- # 3 – Comunicação: é importante analisar como nosso colaborador comporta-se com o restante da equipe. Ele tem um bom relacionamento com os outros? Consegue trabalhar em equipe?
- # 4 – Eficiência: refere-se ao trabalho que o colaborador realiza levando em consideração os recursos utilizados e que satisfaça tanto a empresa quanto o cliente.
- #5 – Atitude: uma boa atitude é fundamental em qualquer colaborador, pois ajuda a superar momentos de crise ou grandes volumes de trabalho.
- # 6 – Compromisso: é o grau de envolvimento dos nossos colaboradores e é importante conhecê-lo para saber até que ponto está envolvido no nosso projeto.
- #7 – Organização: ter funcionários organizados é fundamental para o alcance dos objetivos, pois não há nada a se perder no caminho. Para ter uma boa organização em sua empresa, use ferramentas de gestão de tarefas como Trello ou Asana.
O que são indicadores de desempenho?
Antes de conhecer exemplos e possibilidades, é importante entender o que são indicadores de desempenho. Uma definição resumida seria:
Indicadores de avaliação de desempenho, ou KPIs ( Key Performance Indicator, em inglês) são os valores com os quais podemos avaliar o desempenho dos colaboradores de uma empresa.
Quando aplicados, estes indicadores revelam informações e dados sobre os principais pontos para que um colaborador tenha uma boa performance. A partir desses resultados, poderemos saber em que estado está a empresa e como cada um pode melhorar para atingir seus objetivos individuais e empresariais.
Para que servem e quando utilizar os indicadores de desempenho?
Estes são apenas alguns exemplos de momentos em que os KPI’S podem ser úteis para a estratégia do negócio. No entanto, estes indicadores podem variar bastante de acordo com o setor da empresa, departamento e até momento da carreira do colaborador. Veja alguns exemplos a seguir.
Os indicadores de desempenho servem para:
- Estabelecer objetivos individuais reais e alinhados com os objetivos do negócio
- Criar planos de carreira
- Detectar necessidades internas de melhoria
- Orientar os planos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores
- Medir competências de forma mais analítica
- Acompanhar e revisar custos organizacionais
Para entender melhor como estas métricas variam, destacamos alguns exemplos de indicadores de desempenho mais utilizados pelo RH.
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Tipos de indicadores de desempenho
Cada local de trabalho é regido por diferentes indicadores de desempenho. Não existem indicadores específicos, pois cada empresa pode escolher a que mais lhe convém.
A seguir, veremos exemplos de indicadores de avaliação de desempenho na área de ensino, saúde e outros mais gerais, que podem ser utilizados por equipes diversas.
Indicadores de desempenho na Educação
Para garantir uma educação de qualidade e de nível adequado , são realizadas avaliações periódicas dos docentes.
É possível avaliar professores, coordenadores ou diretores. O objetivo é medir seu desempenho ao atribuir uma pontuação ao lado de cada indicador.
Alguns exemplos:
- Atualização e treinamento contínuo.
- Relações cooperativas e harmoniosas.
- Comunicação com os pais dos alunos.
- Conflito de gestão.
- Uso de ferramentas ou materiais de ensino.
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Indicadores de desempenho no setor de saúde
Geralmente, os indicadores de desempenho do setor saúde são usados para analisar um centro de saúde ou hospital.
Alguns dos indicadores de desempenho mais utilizados são os seguintes:
- Número de leitos hospitalares ocupados.
- Tempo médio de permanência.
- Infecções nosocomiais
- Mortalidade de pacientes internados.
- Porcentagem de reentrada.
Os principais Indicadores de desempenho de equipes: Empresas e startups
Estes são os tipos de indicadores de desempenho mais utilizados por empresas, startups e organizações no geral. Veja a seguir os exemplos.
1) Retenção de talentos
Este indicador mostra a estabilidade laboral que uma empresa possui. Quantos anos em média um colaborador permanece na empresa? Qual é a porcentagem de rotatividade? Existem planos de treinamento e integração? Os planos de carreira são atrativos e realistas?
Para calcular a taxa de retenção de talentos de sua empresa, será preciso comparar o número de funcionários que ingressaram na empresa em um determinado período com aqueles que permaneceram durante o tempo estabelecido.
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2) Absenteísmo
Este indicador nos mostra as ausências dos nossos colaboradores por diversos motivos, como licenças médicas, atrasos, faltas justificadas ou não justificadas, etc. É um indicador importante pois está diretamente ligado com a produtividade geral da empresa.
3) Duração na posição
Este KPI é muito útil para reduzir a rotatividade de pessoal em uma empresa . Baseia-se no cálculo do tempo médio que um funcionário leva para avançar na posição, somando-se à quantidade de meses que cada funcionário com a mesma posição tem. Depois, basta dividir o resultado pelo número total de funcionários da empresa.
4) Tempo médio por contrato
Este indicador nos mostra o tempo que decorre entre a decisão de um colaborador pela saída da empresa até a empresa selecionar um novo candidato e este começar a trabalhar.
É interessante analisar bem esse ponto, já que muito tempo com uma posição vazia pode causar grandes prejuízos para a empresa.
5) Treinamento e desenvolvimento
Os indicadores de desempenho que medem o nível de treinamento nos ajudarão a incorporar novos planos de treinamento. Esta pode ser uma boa medida para melhorar o Employer Branding da nossa empresa e, assim, motivar os nossos colaboradores.
De acordo com um estudo do iOpener Institute for People & Performance , colaboradores felizes no trabalho decidem ficar o dobro do tempo, têm 65% mais energia e criam mais vínculos com a empresa.
6) Tempo médio para atingir metas
A meta de qualquer empresa é atingir seus objetivos, mas quanto tempo, em média, nossos funcionários precisam para alcançá-los? Graças a este KPI poderemos saber a resposta.
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7) Acidentes de trabalho
Esse indicador mostra o percentual de acidentes de trabalho que ocorrem na empresa. Sua meta de Recursos Humanos é atingir uma taxa de 0% investigando as causas e propondo um remédio para evitar possíveis acidentes.
Questionário de avaliação de desempenho no trabalho
Modelos prontos e questionários podem ajudar muito na hora de organizar os indicadores de desempenho e orientar o processo de análise da performance de cada colaborador.
Ao preparar o questionário para avaliação de seus colaboradores, leve em consideração suas tarefas, competências e habilidades. Se quer um modelo pronto para ajudá-lo a começar, preparamos um questionário de avaliação de desempenho que podes usar com sua equipe.
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Passo a passo: Como aplicar os indicadores de desempenho em uma avaliação
Em Recursos Humanos, é muito útil usar KPIs para analisar o desempenho dos trabalhadores. Por um lado, informam sobre o desempenho do nosso pessoal e, por outro, nos permitem gerar novos planos para melhorar a produtividade.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como criar indicadores de desempenho e como utilizá-los no plano de gestão de performance. Veja a seguir alguns passos essenciais neste processo.
Checklist para criar os indicadores certos
Se você pensa em realizar uma avaliação de desempenho na sua empresa, você deve fazer o seguinte:
- Identifique os objetivos da organização.
- Crie uma lista de KPIs com base em cada objetivo.
- Comunique a avaliação aos seus colaboradores, bem como os objetivos a serem medidos.
- Acompanhe regularmente.
Aspectos essenciais na escolha dos indicadores
Cada empresa pode definir seus próprios KPI’s, já que duas empresas com objetivos diferentes não podem ser medidas da mesma forma.
No entanto, os indicadores de desempenho mais eficazes e adaptáveis a cada empresa devem ser:
- Específicos: cada KPI deve ser regido por um objetivo.
- Mensuráveis : para que um KPI seja analisado, ele deve ser mensurável.
- Acessíveis: os indicadores devem ser realistas para serem medidos.
- Relevantes: tudo o que analisamos deve ser importante para cumprir os objetivos da empresa.
Ferramentas e modelos
Para realizar a avaliação de desempenho de funcionários, é possível contar com a ajuda das seguintes ferramentas:
- #1 – Modelo em folha de texto com perguntas: escreva os indicadores e ao lado deles um espaço para avaliar com um número.
- # 2 – Formulário com templates Excel: crie um template com uma planilha na qual apresenta todos os indicadores de desempenho no excel e o método de pontuação.
- 3 – Software de Recursos Humanos com formulários personalizáveis: é a opção mais eficaz para gerenciar as avaliações, já que podemos automatizar essa tarefa. Além disso, minimizaremos os erros e poderemos obter essas informações de qualquer dispositivo, pois estará na nuvem.
Software de RH: Como digitalizar as análises de desempenho?
Os indicadores de desempenho são uma parte fundamental de todo o processo de gestão de pessoas. No entanto, sem as ferramentas corretas e o controle total do processo, todo este trabalho pode ser em vão.
Hoje em dia já existem diversos recursos e ferramentas capazes de digitalizar e simplificar grande parte das atividades de RH.
A Factorial, por exemplo, apresenta uma solução inteligente e automatizada para melhorar seus processos de Recursos Humanos e Gestão de uma maneira geral. Além de oferecer um teste gratuito do software de RH, é possível:
- Extrair relatórios com dados sobre empresa e funcionários
- Criar modelos de avaliação de desempenho e enviar para uma ou mais pessoas
- Centralizar todos os dados e resultados de cada avaliação
- Recrutar talentos com um sistema ATS inovador
- Estabelecer indicadores de desempenho e monitorá-los no mesmo sistema
- E muito mais: gestão de documentos, turnos de trabalho, férias, etc!
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