Ir para o conteúdo

Dia do Motorista: 8 ideias para comemorar na empresa [+ Lei sobre os direitos da categoria]

·
6 minutos de leitura

No dia 25 de julho, é celebrado o Dia do Motorista. No entanto, você sabe porque essa data específica foi selecionada para homenagear os motoristas? Neste artigo, contaremos tudo sobre esse dia especial. Confira!

O Dia do Motorista foi criado para prestar uma homenagem aos profissionais do setor de transporte, reconhecendo a relevância de seu trabalho tanto para a economia quanto para a sociedade.

Afinal, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cerca de 1,5 milhão de profissionais no Brasil atuam no setor de transporte de passageiros e entrega de mercadorias.

Sendo assim, essa data oferece uma oportunidade para destacar a importância dos motoristas. Além disso, lembrar dos direitos da categoria e criar ações de endomarketing para comemorar esses profissionais. É o que faremos a seguir! Boa leitura!

Descubra uma tecnologia que pode ajudar o RH a controlar as jornadas de trabalho dos motoristas

ferias ausencias rh

Dia do Motorista: como surgiu?

A origem do Dia do Motorista está associada a uma influência religiosa. Pelo calendário cristão, o dia 25 de julho é dedicado a São Cristóvão, reconhecido como o padroeiro dos profissionais que atuam como motoristas e viajantes.

A história que fundamenta a celebração do Dia dos Motoristas é profundamente enraizada no passado. Segundo relatos, São Cristóvão dedicava-se à evangelização enquanto exercia a função de uma espécie de “ponte humana”, transportando pessoas de um lado para o outro de um rio.

Por essa razão, essa data foi escolhida e adaptada como uma oportunidade para enaltecer o trabalho daqueles que passam parte de seu dia desempenhando suas atividades atrás do volante, servindo aos demais.

Dia do Motorista e Dia de São Cristóvão é feriado?

É importante saber que o Dia do Motorista não é feriado nacional, assim como o Dia de São Cristóvão. No entanto, o dia do padroeiro dos motoristas é feriado municipal em algumas cidades do Brasil, como no município de São Cristóvão do Sul/SC.

Sendo assim, os integrantes do setor de Recursos Humanos nas empresas precisam verificar se 26 de julho é feriado municipal para organizar as ausências e/ou escalas de trabalho. 

📥 Baixe grátis: modelo de Escalas de Trabalho 

escalas de trabalho

A importância dos motoristas e da celebração

A importância do Dia do Motorista é significativa e abrange uma grande parcela de profissionais que desempenham essa função essencial. Mesmo com das dificuldades da profissão, esses trabalhadores continuam nas ruas, oferecendo seu tempo e bem-estar para atender a uma demanda crescente.

Eles não apenas conectam pessoas de um lugar a outro, mas também contribuem para a geração de empregos, com milhares de homens e mulheres envolvidos nessa função.

Por isso, é fundamental destacar que o objetivo do Dia do Motorista não se limita apenas a prestar homenagens, mas também a garantir o respeito e o reconhecimento merecido no cotidiano.

As empresas no setor de logística, especialmente, devem valorizar os motoristas por meio de ações de desenvolvimento que proporcionem o crescimento profissional desses colaboradores.

7 ações para o Dia do Motorista

No Dia do Motorista, é de extrema importância que todos expressem o devido respeito e gratidão pelos esforços dos motoristas. As empresas de transporte podem realizar eventos especiais para celebrar essa data. Veja a seguir:

1. Reconhecer e incentivar

O RH pode oferecer benefícios, sorteios ou descontos exclusivos para os motoristas em postos de combustível, lojas de conveniência, restaurantes ou oficinas mecânicas, como forma de reconhecimento e incentivo.

2. Conscientizar e prevenir

É possível promover campanhas de conscientização e prevenção de acidentes, saúde e bem-estar dos motoristas. Essas campanhas podem ser realizadas tanto nas estradas quanto nas empresas, por meio de palestras, treinamentos ou materiais informativos.

👉 Leia sobre Maio Amarelo: conscientização para redução de acidentes no trânsito – Ações para RH promover nas empresas

3. Proporcionar momentos de confraternização

Uma ótima forma de celebrar o Dia do Motorista é organizar eventos culturais ou recreativos direcionados aos motoristas e suas famílias. Shows, palestras ou jogos podem proporcionar momentos de confraternização e lazer.

4. Incentivar o respeito no trânsito

Estimular o respeito e valorização dos motoristas no trânsito é fundamental pela saúde ocupacional desses trabalhadores. Para isso, o RH pode implementar políticas internas que incentivem a preferência, sinalização adequada, manutenção de distância segura e desencorajar comportamentos agressivos, como buzinar ou xingar.

5. Premiar os motoristas

A área de Recursos Humanos pode implementar programas de premiação com base em critérios para incentivar a excelência e valorizar o esforço individual dos motoristas, como:

6. Desenvolver profissionalmente

É essencial investir em programas de treinamento e desenvolvimento específicos para os motoristas, abordando temas como direção defensiva, atendimento ao cliente, habilidades de comunicação, visando aprimorar suas competências profissionais.

📥 Download grátis: PDI – Plano de Desenvolvimento Individual 

7. Incentivar financeiramente

O RH pode avaliar a possibilidade de oferecer benefícios financeiros adicionais aos motoristas, como programas de saúde, planos de previdência, auxílios para manutenção de veículos ou bônus baseados em metas alcançadas, para aumentar a motivação e satisfação no trabalho.

maio amarelo rh empresas

Mensagens para enviar no Dia do Motorista

É preciso reconhecer a importância dos motoristas no cotidiano das empresas. Para isso, no Dia dos Motoristas, as instituições podem compartilhar algumas mensagens para prestar uma bela homenagem a esses profissionais que desempenham um papel essencial com longas jornadas. Confira:

  • “Valorizamos a sua paciência e dedicação no volante. Desejamos um Dia do Motorista repleto de alegria!”.
  • “Agradecemos por enfrentar todos os desafios da estrada e manter o seu caminhão sempre em frente. Desejamos um feliz Dia do Motorista a você!”.
  • “Com segurança e concentração, siga em frente, sempre avante. Desejamos muito sucesso a você, que vive na estrada. Feliz Dia do Motorista!”.
  • “Para você, que conduz com amor e transporta pessoas com carinho todos os dias: feliz Dia do Motorista!”.
  • Que a felicidade esteja sempre ao seu lado, como um passageiro no banco de carona. Um feliz Dia do Motorista para você!”.

📥 Baixe grátis: Plano de Comunicação Interna

comunicacao interna

Lei do Motorista: o que diz?

A Lei do Motorista (Lei 13.103 de 2015) foi estabelecida com o intuito de atualizar a lei nº 12.619, de 2012. Portanto, é necessário que o setor de RH tenha conhecimento das determinações legais vigentes para evitar problemas para a empresa.

Para isso, é importante explicar os principais aspectos abordados pela lei dos motoristas. São eles:

  1. Jornada de trabalho diária: estabelece as limitações de tempo para o trabalho diário do motorista, no máximo, 8 horas.
  2. Tempo máximo de direção contínua: o motorista não pode dirigir por mais de 5 horas consecutivas sem fazer uma pausa.
  3. Tempo mínimo de descanso diário: Após 5 horas consecutivas, é necessário que o profissional faça uma parada de, no mínimo, 30 minutos.
  4. Intervalo para refeição: conforme a legislação vigente, esse intervalo deve ter duração mínima de 01 hora, no máximo, 02 horas.
  5. Tempo de espera entre viagens: durante o tempo de espera, o motorista pode realizar as movimentações necessárias do veículo, que não serão consideradas parte da jornada de trabalho. No entanto, é garantido que o motorista desfrute de um descanso de 8 horas consecutivas, sem interrupções.
  6. Controle e registro da jornada de trabalho: requer que a jornada de trabalho do motorista seja registrada de forma precisa.
  7. Exames médicos: estabelece a obrigatoriedade de realização de exames médicos periódicos para garantir a aptidão do motorista para a condução de veículos.

👉 Leia mais sobre Controle de jornada de motoristas: o que é, leis e como fazer

controle de jornada motoristas

Como o RH pode controlar a jornada dos motoristas?

Existem várias maneiras eficazes de controlar a jornada dos motoristas. Registrar horas diárias trabalhadas, paradas obrigatórias, tempo de descanso e alimentação são fatores essenciais para comprovar o controle adequado da jornada de trabalho.

Uma opção eficiente é o uso de softwares que facilitam o monitoramento da jornada dos motoristas. Um exemplo é a Factorial, um software de Recursos Humanos que inclui diversas funcionalidades, inclusive de controle de ponto.

Com essa ferramenta digital, é possível simplificar o registro de frequência e o controle de ponto da empresa, garantindo a conformidade com todas as legislações, incluindo regulamentações recentes como a portaria 671.

Com a Factorial, a equipe pode marcar o ponto online, por meio do aplicativo ou QR Code, enquanto o RH gerencia tudo de forma eficiente em uma única plataforma, eliminando erros e complicações.

🎥 Entenda no vídeo como fazer o controle da jornada com a Factorial

✅ Quer facilitar seus processos de RH e DP? Solicite uma demonstração grátis do software de RH da Factorial

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados