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Liderança feminina: 5 estratégias para aumentá-la na sua empresa

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9 minutos de leitura
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A liderança feminina presente em todas as camadas da sociedade não é de hoje. Contudo, no mercado de trabalho formal que conhecemos, tradicionalmente essas mulheres líderes eram invisibilizadas.  Felizmente, nos últimos anos, existe um aumento constante de mulheres líderes no mercado de trabalho formal. Isso porque a presença da liderança feminina no mundo corporativo como um todo está se transformando positivamente.

Segundo dados do IBGE, no Brasil, o número de mulheres com ensino superior completo já superou o de homens. Contudo, estudos da agência de notícias do mesmo instituto, indicam que as mulheres estudam mais, trabalham mais horas que os homens, mas acabam ganhando salarios menores.

Isso ocorre, pois muitas vezes não existe valorização ou reconhecimento dessas profissionais no seu ambiente de trabalho. Portanto, a falta de equidade de gênero, dificulta a abertura de posições de liderança feminina nas empresas. Porém, temos uma boa notícia! Esse cenário está mudando constantemente. Cada vez mais empresas têm mulheres líderes nos cargos de CEO, diretora, gestora, consultora, chefes de equipe, etc.

Atualmente, existem diversos caminhos para aumentar a diversidade e inclusão de mulheres nas organizações.  Tais estratégias de liderança, funcionam para que seja possível gerar mais diversidade nas empresas. E como resultado, trazendo inúmeros benefícios para elas.

Nesse artigo vamos discutir sobre o tema de liderança feminina e apresentar estratégias para fomentar equidade de gênero na sua empresa.

 

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O que é Liderança?

Existem hoje no setor de RH uma quantidade enorme de conteúdo sobre o que é liderança. Mas será que todo mundo sabe quais os tipos de liderança e como eles funcionam na prática? Ao contrário da ideia que muitas pessoas vendem por aí, a liderança pouco tem a ver com certificados ou credenciamento acadêmico. Ou ainda, resultados tangíveis sobre um objetivo.

Para que um líder exista, a chave são os seus seguidores e adeptos. Ou seja, as pessoas que acreditam e confiam na capacidade, conhecimento e experiência desse líder. Isso depende de características básicas cruciais: carisma, empatia e autoconfiança.

Poderíamos definir a liderança na prática como a capacidade de uma pessoa dentro de uma organização ou de um grupo em incorporar e transmitir valores. De maneira a contribuir diretamente para a motivação de  toda uma equipe e assim, atingir determinados objetivos com eficiência e alto rendimento.

Precisa ficar claro que o conceito de liderança não se mede apenas através do número de titulações, nível financeiro ou gênero do líder em potencial.  Um bom exemplo para entender esse tema pode ser visto no artigo da revista Forbes sobre mulheres líderes negras, por exemplo. Onde o autor que tem anos de experiência na área de Recursos Humanos, percebe que as mulheres negras chegam mais preparadas para os cargos de liderança.

Isso acontece pelo nível de dificuldade que elas acabam passando para chegar até lá. No Brasil, a quantidade de etapas, barreiras, limitações e empecilhos acabam sendo maiores para esse grupo de pessoas do que para os demais. E portanto, depois de toda essa superação, as chances de essas mulheres serem excelentes líderes é muito maior.futuro liderança feminina

 

Liderança feminina tem diferença?

Será que podemos dizer que a liderança feminina tem diferença? Ou ainda, que mulheres líderes são diferentes de homens em posição de liderança? Primeiro, vamos rever alguns fatos históricos. O advento do voto feminino durante os primeiros anos do século XX, trouxe para o mundo ocidental grandes mudanças. O processo de emancipação das mulheres brancas, tornou-se dramaticamente mais dinâmico. Tanto que atualmente, apesar de ainda haver uma falta de representação feminina na esfera pública e privada, ela está crescendo de maneira significativa.

Tarefas que historicamente eram exclusivas de homens, como a gestão de pessoas, gestão empresarial e cargos de liderança já são bastante ocupadas por mulheres. E hoje, estão sendo ainda mais disputadas por elas, as quais estão provando diariamente sua capacidade de realizá-lo com muito sucesso. Tanto é assim, que podemos identificar na liderança feminina  características próprias.

Existem muitas empresas que tradicionalmente eram lideradas por homens, e que hoje defendem uma política organizacional de equidade de gênero. Esta afirmação é consequência dos resultados mais eficientes produzidos pelas mulheres líderes no ambiente de trabalho.

A defesa da liderança feminina contribui para fechar a grande lacuna que alimenta a desigualdade de gênero, refletida na diferença salarial, por exemplo. Por isso as pautas defendidas pelo feminismo são tão relevantes para a sociedade como um todo.

E que diferença é essa? De acordo com o relatório da comunidade empresarial e de investimentos Connect Americas, é conhecido que há vantagens em contratar mulheres para cargos de gestão.  Entre os benefícios estão a presença de desenvolvimento de inteligência emocional, gestão de talentos horizontal, e maior atenção aos detalhes.

O estudo demonstra que ao definir a liderança feminina e suas características, podemos mencionar:

  • Maior sociabilidade: as mulheres podem estabelecer laços estreitos que fortalecem o compromisso com objetivos ou negócios particulares.
  • Valorização do ambiente cooperativo: trabalho em equipe ocorre naturalmente. Com um senso mais voltado para trabalhos em grupo e a importância de estratégias como Team Building.
  • Multitask ou Multitarefa: as mulheres podem pensar e operar em diferentes direções ao mesmo tempo. O que oferece uma vantagem ao tomar decisões e enfrentar crises.
  • Mentalidade inovadora: por serem menos relutantes em mudar, as mulheres podem mudar a direção de uma empresa, permitindo a participação de outras. Em geral, eles são mais flexíveis.
  • Mais empatia: as líderes femininas consideram, além do lado puramente profissional, o lado humano ou emocional em seus colegas e subordinados.
  • Diversidade e Inclusão: elas fortalecem a identidade individual de seus pares, promovendo a participação igualitária na tomada de decisões.

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Mulheres líderes: como identificar e manter esses talentos?

A liderança feminina está além dos objetivos empresariais e do sucesso comercial. Então como identificar e reter esses talentos? Uma estratégia efetiva é criar um Employer Branding na sua empresa que estimule a atração e manutenção desses talentos.

Uma estratégia é criar pesquisas internas para saber o que está acontecendo com as mulheres da sua empresa. Além disso, desenvolver estratégias de estímulo de outros tipos de diversidade no seu negócio. No Brasil, existem diversas empresas de consultoria especializadas em diversidade e inclusão. Ou seja, já não há mais desculpas para começar a valorizar talentos que pertencem a outro grupo social, de gênero, religioso ou étnico.

De acordo com um relatório do McKinsey Institute, aproximadamente 50% da força de trabalho mundial é representada por mulheres. Isso prova que o termo “minoria” é usado desde de um ponto de vista desatualizado. Se essas mulheres ainda são minoria em cargos de liderança no mundo corporativo, em todos os outros cargos e tipos d etrabalho, são muitas vezes maioria.

De acordo com estudos do Fórum Econômico Mundial, num futuro próximo, 2 de cada 3 pessoas com ensino superior completo e pós-graduação serão mulheres. Isso tem a ver com maiores possibilidades de acesso à informação e a democratização do conhecimento.

Em conjunto com a expansão tecnológica que estamos vivendo, sem precedentes. Podemos citar o fenômeno do teletrabalho. O qual, durante a pandemia de 2020, abriu as portas para a chamada “Quarta Revolução Industrial”.

Benefícios da liderança feminina para sua empresa

O relatório da plataforma de pesquisa de negócios Peakon, mostrou que a liderança feminina nos negócios se traduz em benefícios comerciais. Independentemente das questões sociais com as quais se pode mais ou menos concordar ou internalizar, isso é uma realidade.

Esse estudo, publicado em 2019, levou em conta uma amostra de 60.000 funcionários e 3.000 gerentes de 42 países diferentes.

O estudo realizou um Censo para medir a percepção de liderança entre as empresas com liderança principalmente feminina versus as com liderança majoritariamente masculina. A metodologia foi aplicar uma pontuação entre “pior e melhor”, entre uma tabela quantitativa de pontos, com escala de -0,2 a 0,8.

O resultado? Foram esses conceitos que se mostraram mais relevantes:

Melhores estrategistas

Nas empresas lideradas por mulheres, os colaboradores têm mais confiança na estratégia. Quando perguntados: “os objetivos e estratégias comerciais gerais estabelecidos pela alta administração estão levando a empresa na direção certa”. No caso de empresas lideradas por mulheres, uma maioria esmagadora disse que concordava. Já não era o caso em organizações lideradas por homens.

Melhores em soft-skills

Comunicação e missão são dois aspectos chave na estratégia que são valorizados mais positivamente em empresas com liderança feminina. Ambos os valores são fundamentais para atingir os objetivos comerciais. Quando perguntado “nossa organização faz um bom trabalho comunicando os objetivos e estratégias estabelecidos pela liderança sênior”, a resposta positiva foi de maioria em empresas com mais mulheres líderes.

Incentivam a confiança

Quando perguntados: “Quais são as chances de eu recomendar os produtos ou serviços de sua empresa para a família/amigos?”. Esta pergunta mostrou que nas empresas dirigidas por mulheres, os colaboradores acreditam e confiam mais no serviço ou produto que vendem. Tornando-se os principais promotores da marca.

5 estratégias para aumentar a liderança feminina

Sempre mencionamos isso e desta vez não será a exceção: em recursos humanos não há receitas mágicas para realizar e executar objetivos a curto, médio ou longo prazo. Entretanto, existem diretrizes que são importantes a serem consideradas para renovar e otimizar as suas estratégias.

Assim, para promover a liderança feminina em sua empresa, vamos sugerir 5 estratégias para você começar ainda hoje a colocar em prática na sua empresa.

1. Promover diversidade nas empresas

Desenvolver uma cultura empresarial, amigável às mulheres e diversificada.
Historicamente, as mulheres enfrentam desafios diários que seus pares masculinos não enfrentam. De acordo com um estudo da Universidade George Washington citado pela revista Forbes, as mulheres são interrompidas por homens 33% mais vezes quando estão falando. Isto mina a confiança ao expressar idéias ou simplesmente discutir em grupos mistos. Trabalhar em direção a espaços onde todos possam ter espaço para se comunicar é vital para incentivar a liderança.

2. Incluir políticas efetivas de equidade de gênero

Aposta em políticas da empresa que promovam a paridade. Você já criou algum questionário de avaliação para saber o que essas mulheres precisam ou estão passando dentro da sua empresa?
Embora ainda não exista uma lei semelhante à lei de cotas para o setor privado, há uma clara necessidade de incluir este aspecto em qualquer plano de RH, como refletido na Lei de Igualdade. Uma boa idéia é iniciar processos de recrutamento que evitem preconceitos de gênero. Isto pode significar não solicitar um CV com foto ou escrever anúncios de busca em um tom neutro ou inclusivo.

3. Desenvolver um plano de carreira estratégico

Além de proporcionar uma remuneração justa em termos de gênero, é uma boa idéia confiar em planos de carreira que possam ajudar a diminuir a taxa de rotatividade de sua empresa e cultivar o talento feminino em sua organização.

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4. Oferecer mentoring e treinamento

É tudo uma questão de liderar pelo exemplo. Muitas vezes o maior problema com a falta de representação das mulheres no poder é a falta de bons modelos a serem seguidos. Se sua empresa já tem mulheres em cargos de supervisão, elas podem proporcionar mentoring e sessões individuais para inspirar e capacitar outros a seguirem seus passos e aprenderem com seus erros. Ou ainda, criar um Programa de Trainee especifico para mulheres lideres.

5. Criar espaços seguros e salário emocional

É impossível falar da liderança feminina equidade de gênero sem mencionar o assédio  e a violência no trabalho. Este dado alarmante, que frequentemente pode ameaçar o bem-estar no local de trabalho, deve ser combatido sempre. Este é um dos grandes desafios da gestão de pessoas de 2021. Portanto, é vital apostar em políticas empresariais que tenham tolerância zero para qualquer tipo de situação de agressão ou micro-agressão a qualquer um de seus membros. Seja ela física, psicológica ou moral.

A equidade de gênero nas empresas não acontecerá da noite para o dia. Para que isto aconteça, a partir da área de RH, a ênfase deve ser colocada em políticas explícitas que são criadas neste sentido. Por exemplo, criar planejamento de salário emocional o qual ofereça creche ou cursos de escola em casa para as mulheres com filhos pequenos.

Ou ainda horários flexíveis para quem mora longe do local de trabalho. Além de  serviços de transporte seguro para pessoas que trabalham em turnos noturnos. Tudo isso, com o objetivo final de desenvolver e manter uma liderança feminina que faça a diferença e contribua para alcançar os objetivos comerciais e pessoais de todos na empresa.

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Não podemos falar sobre liderança feminina e equidade de gênero sem apontar a importância de mulheres líderes na tecnologia e inovação. Isso porque o setor tecnológico está repleto de engenheiras, cientistas e especialistas em tecnologia de ponta ao redor do mundo. E para que a sua empresa tenha um projeto de desenvolvimento de líderes de ponta. A Factorial combinou todas ferramentas principais da rotina de RH com automatização, para facilitar a sua vida.

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Mariana P. é parte do time de Content Marketing da Factorial. Acredita que copywriting é mais do que contar histórias. É também diversificar conhecimento para que todos tenham acesso. Depois de viver em diferentes países e trabalhar com B2C e B2B, percebeu que o setor de Recursos Humanos é parte fundamental para a transformação e o crescimento das pessoas dentro de uma organização.

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