O terceiro mês do ano traz também uma nova campanha de conscientização. Março azul-marinho e lilás traz um importante alerta acerca da prevenção do câncer colorretal e o colo de útero.
Nas empresas, tanto liderança quanto RH precisam trabalhar juntos para desenvolver ações que conscientizem seus colaboradores. Divulgar informações sobre sintomas e diagnóstico, incentivo a realização de exames e palestras com especialistas são apenas algumas dicas.
Lembre-se que os cuidados com a saúde do seu colaborador também influenciam no crescimento da empresa como um ambiente mais humano e acolhedor. Para saber mais sobre como realizar as ações basta continuar a leitura deste conteúdo.
Índice
Março azul-marinho e lilás: qual o significado dessa campanha?
Como se sabe, os meses passaram a ganhar cores para divulgar ações com o intuito de prevenir diversas doenças. Setembro amarelo, outubro rosa e novembro azul são alguns dos mais conhecidos. No fevereiro roxo e laranja, as empresas direcionaram esforços para conscientizar sobre o lúpus, mal de Alzheimer, fibromialgia e leucemia.
As campanhas março azul-marinho e março lilás buscam conscientizar sobre dois tipos de câncer: colorretal e de colo de útero. O câncer colorretal afeta o cólon e o reto, sendo o terceiro mais comum em homens e mulheres. Já o câncer de colo de útero é exclusivo do sexo feminino e também ocupa a terceira posição entre os tipos mais comuns que afetam as mulheres.
A estimativa de casos dessas duas enfermidades para o período de 2023-2025 é de:
- Câncer colorretal: 45.630 por ano – 21.970 em homens e 23.660 em mulheres;
- Câncer de colo de útero: 17.010 por ano – risco de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.
O desenvolvimento de ações e campanhas não se limita apenas aos órgãos do governo e ONGs. A própria empresa pode criar pautas criativas que despertem a atenção de seus colaboradores, como você verá mais adiante. Porém, antes de seguir, é importante entender do que se trata cada uma das doenças.
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Câncer colorretal
O câncer colorretal atinge a região do intestino grosso (cólon e reto) e do ânus, sendo considerado um tumor maligno. Apesar de atingir tanto homens quanto mulheres, a frequência maior de diagnósticos é em pessoas do sexo masculino.
Durante o estágio inicial não há sintomas que evidenciem a existência de alguma doença, por isso a importância de fazer os check ups anuais. Contudo, é importante ficar atento para alguns sinais como:
- Presença de sangue nas fezes;
- Dor abdominal e sensação de inchaço;
- Cansaço e fadiga;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Diarreia.
O diagnóstico é feito por meio de uma colonoscopia em que coletarão o material para biópsia. Após a detecção do câncer a cirurgia dá início ao tratamento seguido de outras etapas como radioterapia, por exemplo. Portanto, mesmo considerado maligno, o tumor é tratável e, na maioria dos casos, curável.
Câncer de colo de útero
O câncer de colo de útero é uma enfermidade que se desenvolve lentamente e age de maneira silenciosa. Ele também recebe o nome de câncer cervical e é causado pelo Papilomavírus Humano (HPV).
Como melhor forma de identificar existe o exame preventivo (papanicolau), que precisa ser realizado regularmente uma vez ao ano. A realização do exame deve ser feita por todas as pessoas que possuem útero e que mantém relações sexuais ativas.
Entre os sintomas que indicam alguma irregularidade em sua saúde estão:
- Dor constante na região pélvica;
- Sangramento após relações sexuais;
- Sangramento anormal na vagina;
- Corrimento com odores intensos como coloração amarelo e rosa.
A importância do RH na conscientização
Mesmo entendendo o que cada cor representa na campanha do março azul-marinho e lilás, ainda fica uma pergunta: qual a importância do RH nesses assuntos? A resposta é simples: todas as empresas precisam se preocupar com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores.
Assim, as campanhas para conscientização e prevenção do câncer do colorretal e de colo de útero não são direcionadas apenas aos trabalhadores. Elas também contribuem para que líderes, gestores e demais autoridades da empresa compreendam a relevância do tema.
E, mais ainda, os preparam para caso algum colaborador precise lidar direta ou indiretamente com alguma das doenças. Isso porque as ações desenvolvidas criam um espaço de fala para as pessoas e elas se sentem acolhidas e motivadas a cuidar da própria saúde.
No próximo tópico vamos mostrar algumas ações de endomarketing que podem ser aplicadas pelo RH de uma organização.
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Confira dicas de ações para o RH desenvolver
Você conseguiu entender a importância do RH para a elaboração de ações do março azul-marinho e lilás? Então confira, na sequência, quatro dicas para levar a informação aos seus colaboradores. Acompanhe!
Divulgue informações sobre as doenças
O primeiro passo para despertar o interesse e a atenção das pessoas está no compartilhamento de informações. Considere distribuir folders, livretos e cartazes pelos setores com a intenção de chegar em todos os colaboradores. Além disso, publicações nas redes sociais da empresa, seja interna ou externa, também são interessantes.
Lembre-se que março também representa o Dia da Mulher, logo, seria interessante pensar em um cronograma de ações alinhando os três eventos. A criação desse material de campanha é normalmente feita pelo setor de comunicação.
Entre as opções de conteúdo digital, uma dica envolve o uso de vídeos, imagens e alguns depoimentos. Esse gesto fará com que o mercado, incluindo clientes, fornecedores e concorrentes, percebam que sua marca é consciente.
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Promova palestras com especialistas
Outra maneira de promover a conscientização sobre a prevenção ao câncer do colorretal e de colo de útero é ouvindo os especialistas. Se a sua empresa conta com planos de saúde, seria interessante conversar com alguns médicos conveniados sobre palestras.
Desse modo, você estará permitindo que seus colaboradores tenham acesso a informações sobre sintomas, tratamentos, estatísticas, prevenção etc. A oportunidade também irá gerar engajamento entre as pessoas que poderão esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Mas você sabe quais especialistas atuam no diagnóstico e tratamento dos dois tipos de câncer? Veja a resposta:
- Câncer colorretal: o time é composto por um oncologista, radioncologista e cirurgião coloproctologista;
- Câncer de colo de útero: as consultas de rotina são com um ginecologista e quando detectado o câncer é encaminhado para um oncologista ginecológico.
Incentive a realização de exames periódicos
Não basta divulgar em todos os canais de comunicação o assunto e promover palestras com especialistas sem incentivar a realização dos exames. Algumas pessoas podem ainda sentir certa resistência, principalmente, na ausência de iniciativa para liberar o colaborador.
Logo, deixe claro que eles têm permissão para realizar os exames mesmo que estejam em horário de expediente. A oferta de plano de saúde é um fator que contribui para as pessoas realizarem as consultas periódicas.
O RH pode, inclusive, organizar alguns dias para a realização dos exames e gerenciar o quadro de funcionários sem interferir na produtividade da empresa.
Adotar o tema das campanhas na empresa
Uma dica criativa para a campanha é a adoção das cores em todos os materiais da empresa no mês de março. Alguns exemplos são os templates de publicações, decorações para as salas e acessórios como a cordinha do crachá.
A temática vai favorecer o incentivo, pois os colaboradores circularão pelo espaço ou receberão e-mails personalizados em azul-marinho e lilás. Também é interessante separar um dia para que todos utilizem roupas e peças nas cores da campanha.
Esse dia pode ser determinado para a realização de palestras, exames ou outra iniciativa. Desse modo, cabe à empresa definir que as ações durarão um único dia ou o mês todo, sempre pensando na visibilidade que a campanha poderá ter.
O março azul-marinho e lilás tem grande importância para prevenção do câncer e deve ser tratado com seriedade, assim como as demais campanhas ao longo do ano.
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