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Employer branding: o que é e como criar uma estratégia para a sua empresa

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10 minutos de leitura
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Entre as perguntas mais frequentes nestes últimos tempos de RH está o que é employer branding? Também conhecida como marca empregadora, é preciso que todo departamento de gestão de pessoas fique atento para essa prática. Mas este não é o caso. É importante para qualquer empresa, independentemente do setor e tamanho, cuidar do seu employer branding.

Este conceito, também chamado de gestão da marca do empregador, engloba uma série de fatores que afetam nos recursos humanos da sua empresa e na percepção dos seus funcionários e candidatos sobre ela.

Neste artigo explicamos detalhadamente o que é este conceito, o significado de employer branding, os seus benefícios e as melhores táticas para criar a sua própria estratégia de employer branding.

Índice

O que é o employer branding?

O chamado employer branding ou marca do empregador é, em poucas palavras, a imagem que seus funcionários têm da sua empresa. Tanto no presente momento, quanto no futuro, ou seja, os candidatos a vagas na sua companhia e os colaboradores atuais.

O employer branding é o conjunto de valores que as pessoas que trabalham para a empresa entendem que define a sua marca. Aspectos como os benefícios sociais para funcionários, política do local de trabalho ou de direito a férias são alguns dos mais importantes ao definir a filosofia e a política de recursos humanos da empresa e da marca do empregador.

Costumamos falar sobre a reputação de uma marca ou empresa do ponto de vista de clientes ou consumidores. Mas o employer branding é tão ou mais importante que a reputação e definirá como esta funciona e como a empresa crescerá. Além disso, esses dois conceitos combinados criam o que é conhecido como marca global da empresa.

A marca global define como a empresa é percebida tanto pelos clientes como pelos trabalhadores. Porque projetar uma imagem para fora e ter uma imagem muito diferente internamente só pode prejudicar a reputação da marca.

É importante ressaltar que nenhuma empresa terá o mesmo employer branding. Construir a sua marca do empregador é um processo único para cada empresa que envolve a sua cultura, o seu produto ou serviço, os seus processos e, obviamente, os funcionários que ali trabalham.

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As origens do conceito

O employer branding nasceu como resultado de um estudo realizado por um hospital cuja conclusão foi a seguinte: quanto melhor a reputação de um centro como local de trabalho, maior a retenção do pessoal de saúde mais qualificado.

Com o efeito pós-boom dos anos 80, havia mais demanda por talentos do que funcionários que poderiam desempenhar as funções necessárias. Em Portugal, isto foi aplicado posteriormente, também como uma medida para melhorar a produtividade das empresas.

Nos dias atuais, as empresas que mais crescem e retêm talentos apostam por uma estratégia de employer branding.

Por que promover o employer branding da sua empresa?

Por que a marca do empregador é tão importante para a empresa? Neste ponto do seu negócio, já deve saber que a sua empresa possui concorrentes. E não apenas uma concorrência do ponto de vista do cliente, mas também do trabalhador.

Por que o melhor programador da sua região deseja trabalhar consigo e não com o seu concorrente direto? Uma empresa são seus funcionários e, portanto, é importante saber como atrair e reter os melhores talentos para perto de si.

Hoje, é muito fácil obter informações de uma empresa nos sites e nas redes sociais. E, normalmente, os profissionais que se candidatam a uma vaga buscam saber tudo sobre a as políticas de recursos humanos e cultura da empresa antes mesmo de fazer qualquer entrevista.

Engana-se quem pensa que somente as grandes empresas são capazes de atrair e reter talento com facilidade. Hoje existem muitos outros fatores, como o salário emocional e a felicidade corporativa que são capazes de influenciar as decisões dos colaboradores.

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A seguir, listamos algumas das razões pelas quais sua a empresa deve trabalhar com uma estratégia de employer branding.

Melhora o ambiente de trabalho e a felicidade de seus funcionários

Se você pensa em melhorar a imagem da sua empresa com uma estratégia de employer branding, sem dúvida deve pensar na melhoria das condições internas. Segundo a Federação Argentina de Empresas do Trabalho (FAETT), um funcionário que se sente feliz se identifica mais com os valores da empresa (e é 50% mais produtivo, mas isto é outra questão).

Existem muitas maneiras de fazer os seus funcionários felizes. Desde oferecer benefícios como frutas no escritório ou academia, a melhorar as instalações e incorporar eventos de diversão e lazer. Todas essas iniciativas influenciam positivamente o ambiente de trabalho e, portanto, as relações de trabalhadores e colegas.

No entanto, o ponto mais importante vem daqueles que possuem subordinados, já que os funcionários precisam se sentir valorizados. Ser escutado, ter objetivos claros, uma comunicação interna eficiente, igualdade no tratamento entre si e os seus colegas, confiança depositada na atribuição de responsabilidades, etc. Estas são apenas algumas das atitudes que os líderes devem ter no seu dia a dia e que influenciam diretamente na sua marca do empregador. Em resumo: o exemplo vem de cima!

Aumenta o envolvimento dos trabalhadores

Ao espalhar uma cultura corporativa ou da empresa entre as diferentes áreas, os funcionários se sentem identificados com seus valores. Se recuperarmos outro estudo realizado pela FAETT, funcionários felizes (ou seja, mais produtivos) se comprometem 30% mais com a empresa e com a sua filosofia.

Como conseguir isso? Defina a sua estratégia e escolha os valores que formarão a sua base. O fatores que o ajudarão ao máximo a desenvolver o seu employer branding serão a transparência, a avaliação de talentos e o seu envolvimento global.

Depois de ter valores que definem a imagem da empresa, deixe que os seus funcionários falem sobre si. Pois eles são os que mais conhecem esta imagem.

Para fortalecer o vínculo entre o funcionário e a empresa, também existem boas condições econômicas e outros elementos intangíveis que fazem com que os trabalhadores se sintam valorizados. Além de tudo isso, recomendamos que acompanhe o desenvolvimento da sua equipe diariamente. Com isso, poderá ver de perto como é o compromisso que os funcionários têm com a empresa.

Ajuda na incorporação de novos canais de recrutamento

Com as mudanças repentinas dos avanços tecnológicos e das novas tendências em RH, surgem novas formas e canais para atrair talentos. Sim, o ramo de RH precisa estar a par de todas essas novidades.

Redes sociais, portais de empregos e até sites corporativos oficiais tornam-se possíveis ferramentas para captar talentos. Assim, é possível divulgar os valores da empresa e a filosofia que construiu graças à sua estratégia de employer branding.

Esses canais precisam refletir a imagem com a qual os futuros trabalhadores desejam trabalhar. Use a comunicação a seu favor e mostre nesses canais os pontos positivos da sua empresa.

Diferencia a empresa dos seus concorrentes

Se já teve que recrutar funcionários para cargos técnicos, sabe que é um processo intenso e difícil. Não é fácil preencher cargos com necessidades técnicas específicas e nem sempre é possível recrutar a pessoa certa. E, como já deve saber, um recrutamento mal executado pode custar muito caro a sua empresa.

Se o RH trabalha com o employer branding na empresa, poderá diferenciar-se dos concorrentes e oferecer a melhor oportunidade aos profissionais do seu setor. Além disso, reduzirá o tempo de recrutamento, um processo que também envolve custos.

Na realidade, posicionar-se como uma boa empresa para se trabalhar tem um efeito positivo nos novos funcionários que virão e na equipe que já trabalha na empresa. Ofereça as melhores condições para seus funcionários em potencial, otimize os recursos da empresa e ofereça benefícios.

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O employer branding como parte da sua marca global

A reputação de uma empresa como local de trabalho está diretamente relacionada à retenção dos melhores talentos. O conceito o employer branding está organizado em torno desta declaração.

O recrutamento de talentos requer uma estratégia paralela ao trabalho realizado para gerir aspectos de marketing e comunicação global da empresa. Nos Recursos Humanos, também é essencial atrair e reter os melhores candidatos. Porque hoje, além as empresas terem na ponta dos dedos todas as informações dos candidatos, estes também podem aceder facilmente às informações das companhias.

Mesmo quando um profissional não tem ideia do que significa o conceito de employer branding, ele sabe o que busca numa empresa e isto é crucial na busca e na escolha de um novo posto de trabalho.

Os novos candidatos, altamente informados sobre as atividades e suas ações, tanto comerciais quanto sociais, são muito críticos. Quando eles se aplicam às suas ofertas, já o fazem com uma opinião prévia da sua empresa. Como a sua companhia deseja que seja esta visão e impressão de si? Como pode aplicar os melhores talentos do mercado às suas ofertas?

Se ainda não o fez, é hora de detetar quais são os elementos que afetam a percepção da sua empresa como marca e quais servirão como referência no recrutamento e retenção dos talentos.

Para melhorar o seu employer branding, comece com estas perguntas

Se deseja que sua estratégia de employer branding seja forte e duradoura, comece com as perguntas a seguir. Elas o ajudarão a conhecer o ponto de partida da sua empresa em termos de gestão da sua marca entre os funcionários e o mercado de trabalho:

  • Por que um candidato deve escolher a sua empresa em vez de aceitar a oferta da concorrência? O que seus trabalhadores e candidatos pensam disso? O que eles dizem sobre si na Internet e como é percebido? Com essas informações, saberá por que um profissional quer trabalhar na sua empresa
  • Agora que sabe o que seus funcionários dizem sobre si, promova os comentários deles sobre a sua empresa. As histórias reais sobre como é trabalhar na empresa e seus antecedentes adicionarão credibilidade às suas ações de employer branding.
  • O seu departamento de recursos humanos cuida da cultura da sua empresa? Capacita os seus funcionários a se orgulharem de onde eles trabalham? Quantos funcionários recomendam a sua empresa como um bom sítio para trabalhar? Quando lê e analisa os testemunhos dos colaboradores, pensa no que a empresa pode fornecer para que se sintam ainda mais confortáveis?
  • Nas suas ofertas de emprego, costuma mostrar o histórico da sua empresa e seus valores aos seus candidatos?

Para que a sua empresa seja uma referência, combine o RH com o marketing

O employer branding é uma estratégia de marketing de pensamento a longo prazo que o ajudará a gerir o conhecimento e as perceções dos funcionários atuais e potenciais. Com isso, poderá transmitir os valores e as características que definem uma organização como empregador. Para promover o comprometimento e o orgulho de pertencer à equipa da sua empresa, a estratégia de employer branding deve seguir duas direções:

Interna: os funcionários

Será inútil atrair novos talentos se, ao chegar, um novo funcionário encontrará uma equipe desmotivada e insatisfeita que não se identifica com o trabalho ou os valores da sua empresa. Lembre-se: os seus funcionários são os melhores embaixadores da sua marca. Aqui pode ser muito útil ter um programa de Recursos Humanos, como a Factorial.

Externa: os candidatos

Para que o profissional que deseja atrair para o seu projeto se identifique e queira ir à sua empresa sozinho. Sendo consistente com os valores da empresa, o candidato pode pensar em diferenciá-la do mesmo processo de seleção.

O departamento de Marketing da empresa pode ajudá-lo a compartilhar e amplificar tudo o que sua empresa faz e alcançar efetivamente os candidatos ideais.

Valores que o ajudarão a impulsionar a sua estratégia de employer branding

Ao definir sua estratégia, há uma série de valores e atitudes essenciais que devem estar na base do seu trabalho. Para encontrar o talento que sua organização precisa, analise como trabalha com os seguintes valores na sua empresa.

  • Transparência e autenticidade: Ao transmitir e mostrar os valores da sua empresa, como trabalha e como trata as pessoas
  • Talento, o item mais precioso: O que um candidato procura ao se candidatar a uma oferta de emprego? Como a sua empresa pode tornar as ofertas mais atraentes e com uma proposta de valor melhor que atenda às suas necessidades?
  • Os seu funcionários são os seus embaixadores: Já que eles sabem como ninguém, como é trabalhar na empresa. Dê à sua equipe a oportunidade e os espaços de comunicação para explicar a cultura corporativa, como é o ambiente de trabalho e o dia a dia. O boca a boca, como parte de todas as suas ações para atrair talentos, também pode ser muito eficaz
  • Alie-se às redes sociais: Elas o ajudam a ser transparente e a ampliar a voz dos seus funcionários. Leia e participe dos debates, reflita de maneira real como é o dia a dia nas empresas, quais atividades ou eventos organiza, quais novos funcionários entrar no quadro de funcionários.
  • Implicações globais: Para que uma estratégia de employer branding seja bem-sucedida, toda a empresa deve participar dela. O que a sua equipe de RH pode fazer para reter os funcionários existentes e atrair talentos mais valiosos?

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Dicas para criar a sua estratégia de employer branding

Defina os seus objetivos

Por exemplo: atrair talentos, melhorar o ambiente de trabalho, reter talentos, fortalecer a sua posição contra a concorrência, etc.

Busque uma ajuda externa para construir o seu employer branding

Muitas vezes é importante ter também uma ajuda externa para ajudá-lo neste processo. Além das assessorias de Recursos Humanos e Marketing que auxiliam na construção de um employer branding, existem também guias e livros que podem ajudar o seu departamento de RH neste processo.

Seja claro ao especificar a sua proposta de valor.

A sua empresa oferecerá oportunidades de crescimento, salário emocional ou apoio aos familiares?

Cuide da divulgação das suas ofertas de trabalho

Vá além da publicação de ofertas em portais tradicionais ou nos formulários “Trabalhe conosco”. Tenha um cuidado especial também com a redação da oferta e identifique o público-alvo nas suas redes sociais. Para isso, sugerimos que faça uma escuta ativa para saber em que redes sociais costumam estar e como interagem.

Avalie e reformule as entrevistas de emprego

Como realizá-las e como receber o candidato? Quais são as informações que fornece num momento inicial sobre a empresa?

Aposte em talentos diversos

Equipes com pessoas de diferentes culturas e gerações o ajudarão a atrair talentos. Pois são um sinal de abertura para as novas ideias na sua empresa e para criar um ambiente mais acolhedor

Avalie os resultados da sua estratégia de employer branding.

Não sabe quais são as melhores métricas que pode usar? Algumas das opções de métrica podem ser: a qualidade dos funcionários, o número de pessoas que rejeitaram as ofertas da empresa, o grau de satisfação com o cargo e a taxa de retenção de funcionários.

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