Ir para o conteúdo

Atualize sua leitura: conheça os livros de RH essenciais para a sua empresa

·
5 minutos de leitura
livros-rh

Nós todos temos mais tempos em mãos agora. Que tal desfrutar lendo ou fazendo um curso online de Recursos Humanos? Há inúmeros livros de RH para gestores disponíveis no mercado. Ainda assim, encontrar o livro ideal na imensidão de opções pode parecer uma tarefa difícil. Por isso, para sanar as dúvidas de quem geralmente nos pergunta “qual é o melhor livro atual para gestão de RH?”, nós reunimos uma lista dos principais. Esperamos que eles possam responder sua dúvida!

Melhores livros para Gestão de tempo e pessoas 

A gestão de pessoas e tempo é um extenso campo que cobre variados temas. Dessa maneira, juntamos uma seleção dos melhores livros de 2020 para ler de diferentes áreas da gestão. 

Como dizer? A arte de dar e receber feedback – Eliana Pita

Até pouco tempo, os setores de Recursos humanos na maioria das empresas não tinha um cultura de feedback. Nem mesmo a sua prática. Eliana propõe a ferramenta de dar um retorno para o próximo de maneira efetiva e positiva. Por mais desconfortável que possa chegar a ser uma feedback, assim como valioso, ele reduz barulhos na comunicação entre funcionários. Assim, há maior expectativa para que as metas traçadas sejam cumpridas e toda equipe se sente mais motivada a trabalhar. Podemos dizer que o livro de Eliana é um daqueles que ficarão para sempre na sua memória.

Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

O método descoberto por Jeff Sutherland nasceu dentro da área da tecnologia. No entanto, a técnica pode ser levada para qualquer área da empresa. Scrumm propõe uma maneira mais ágil e prática de aumentar a produtividade da equipe, principalmente seguindo a rapidez clássica das startups. A leitura promete ser enriquecedora e inspiradora para quem procura equipes mais eficientes.

Agile People: A radical aproach for HR & Managers (That leads to motivated employess) – Pia-Maria Thoren

Pia-Maria Thoren é daquelas autores que você deve ficar atento. Fundadora do movimento Agile People na Suécia em 2013, ele enxerga como será necessário uma mudança de atitude dentro das empresas. Segundo ela, a mentalidade global, prioridades e culturas organizacionais estão se transformando cada vez a passos mais rápidos. Isso significa de gestores e departamentos de RH deverão acompanhar o ritmo ao mesmo tempo que motivam os funcionários. Mas, é fundamental que os profissionais de Recursos Humanos desenvolvam um raciocínio mais fluído, flexível e ágil. Ou seja, gestores de pessoas prontas para enfrentar as mudanças que vêm pela frente. Até o momento, o livro somente está disponível em inglês.

Conversas Cruciais – Kerry Patterson

Para concluir o livro, Kerry Patterson teve um grande desafio: foram 25 anos de pesquisa e cerca de 20.000 pessoas fizeram parte do projeto. Um ótimo insight tanto para iniciantes ou profissionais experientes de RH. A ideia do livro de Kerry é oferecer ferramentas sobre como manter diálogos em espaços carregados de sentimentos, como é o trabalho. Dessa forma, aborda de que maneiras manter um bom relacionamento na empresa para que este seja um espaço criativo e fruto de sucesso. Aqui, você poderá saber mais sobre o pensamento humano, formas de interação e relacionamento, e saberá como identificar melhor as habilidades necessárias para a conversa.

RH Data-driven: Como usar Analytics e métricas para impulsionar performance – Bernard Marr

É como dizem, nunca tivemos tanta informação ao nosso alcance. Medimos de tudo, ainda mais se for no trabalho, relatórios e dados são parte essencial da nossa rotina. O próprio setor de Recursos Humanos entende esse fenômeno, já que faz parte do seu trabalho produzir relatórios sobre produtividade, verificar pontualidade, manter relatórios de desempenho e muito mais. Bernard Marr explora como os dados podem afetar positivamente uma instituição e como contribuir para melhorar a performance dos funcionários. Ao mesmo tempo, também usar esses números para otimizar processos de contratação, avaliação, produção e entre outros.

people analytics ebook

 

Livros de liderança para gestores de Recursos Humanos

Se você está procurando um dos melhores livros para gestão de pessoas, este próximo vai ser uma boa leitura!

Um novo jeito de trabalhar – Laszlo Bock

Empresas que incentivam por meio dos seus gestores de Recursos Humanos novas propostas de trabalho podem sair na frente. Essa é um dos livros de RH que motiva a transformação por meio da experiência do autor como chefe de Operações da Equipe do Google. Para isso, ele aborda 9 dicas valiosas e simples que são capazes de mudar a filosofia de motivação e retenção de talentos. A ideia deste livro de RH nasce da própria cultura da empresa, que acredita um ambiente mais feliz é capaz de levar a empresa ao próximo patamar. Portanto, se apoia em funcionários capacitados ao lado de gestores que reconhecem os seus subordinados, assim como os inclui na hora de tomar decisões.

Melhores livros para gestores de projeto

Uma das área com mais crescimento do ramo, a gestão de projetos é a prática de liderar times para alcançar objetivos e metas sem que esse seja um time específico. Então, se você está procurando com um conhecimento mais aprofundado neste campo específico, confira abaixo os seguintes livros de RH para gestores de projeto:

  • Equipes 100% Energizadas – Heike Bruch
  • MBA Compacto – Gestão De Projetos – Eric Verzuh
  • Gerência de projetos – Kim Heldman

Os melhores livros de RH

Os livros de Recursos Humanos mais procurados fazem parte da vida qualquer profissional de RH. Eles são poderosas ferramentas de conhecimento para qualquer pessoa da área de gestão. No entanto, é provável que você esteja procurando por algo mais específico da área de gestão de pessoas. Veja abaixo!

Liderando mudanças – John Kotter

Com 8 passos, John Kotter foi capaz de influenciar diversas empresas e organizações em prol de mudanças positivas. Gerentes de RH e líderes implementaram sua técnica para otimizar processos internos e incentivar a equipe por um bem comum. Além disso, o autor explica como o gestor de recursos humanos deve agir quando enfrenta mudanças, para ele, o segredo é inovar. Outro ponto positivo desta obra é que ela reúne fórmulas para abordar aquele trabalho que é considerado difícil pela equipe e propor soluções.

Gestão de Pessoas: um novo papel de Recursos Humanos nas organizações –  Idalberto Chiavenato

É capaz que você tenha lido este livro na faculdade de recursos humano. Nome conhecido da área, Idalberto Chiavenato aborda neste livro 6 maneiras de criar uma rede unida e interdependente para os colaboradores. Essas ações são: monitorar, agregar, desenvolver, recompensar, aplicar pessoas e manter. De acordo com o autor, uma empresa que deseja criar uma base sólida deve se apoiar nessas atividades e aplicá-las no seu dia a dia. Aliás, não há como ocupar o cargo de gerente ou líder de qualquer posição sem ler este livro de RH. Para quem já leu, que tal relembrá-lo?

Esses livros para gestores de Recursos Humanos são um bom ponto de partida se você está querendo começar uma jornada por dentro da área de gestão. Ao mesmo tempo, eles são referências essenciais se você está procurando uma atualização nas suas próprias práticas de gerenciamento. 

Texto escrito por Maria Esther Castedo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário