Ir para o conteúdo

Reconhecimento Facial: como melhora a rotina do RH?

·
6 minutos de leitura
reconhecimento facial

O futuro chegou. E marcar o ponto  nunca foi tão fácil com o reconhecimento facial. Finalmente, dizer adeus às planilhas intermináveis, cartões de plástico e senhas enormes já é uma realidade. Seja muito bem-vindo/a à era do relógio de ponto digital!

Com a tecnologia em RH de reconhecimento facial online, a empresa como um todo dá um passo à frente na inovação. E sobre esse tema, existem duas posturas principais: quem abrace as novidades e quem prefere “manter tudo como está”.

Por isso mesmo, hoje vamos falar de como essa pode trazer grandes benefícios. Desde economia de tempo e gastos até maior comodidade para os colaboradores e melhor segurança de dados para os gestores.

O que é Reconhecimento Facial?

O reconhecimento facial é uma tecnologia já bastante conhecida, graças ao seu uso para desbloqueio de telas de celulares. Como o próprio nome já diz, o usuário posiciona a câmera na frente do seu rosto, e ela o reconhece automaticamente.

Essa tecnologia veio para ficar. Está se desenvolvendo cada vez mais e sendo utilizada em outros setores. Outro ponto interessante é que essa identificação de rosto ocorre de forma única através da biometria. Desse modo, se diferenciando da Face Detection, por exemplo.

Diferença entre Reconhecimento Facial e Face Detection

Frequentemente, ambos os termos são usados como referência à mesma tecnologia. Contudo, existe uma diferença significativa entre Reconhecimento Facial e Face Detection ou do inglês “Detecção Facial”:

Reconhecimento Facial

A tecnologia de reconhecimento facial permite associar ao rosto humano uma identidade personalizada. Existe um banco de dados relacionado ao rosto da pessoa, o qual é detectado e acessado por um sistema.  Exatamente por essa razão, pode ser muito útil quando aplicada ao relógio de ponto dos colaboradores.

Face Detection

Já a Face Detection é uma tecnologia muito mais simplificada, onde o único objetivo é detectar um rosto humano. Um exemplo recente disso, está sendo usado durante a pandemia. Muitos supermercados adotam essa pistola de medir temperatura, por exemplo. Dentro desse dispositivo existe implementada a tecnologia de Face Detection.

Como funciona o Reconhecimento Facial online

Funciona através de uma ferramenta biométrica, semelhante a impressão digital, baseada em um algoritmo. Esse algoritmo é desenvolvido com a finalidade de identificar características do rosto de uma pessoa.

Uma vez que um software é conectado a essa tecnologia, o reconhecimento facial online mapeia características únicas dessas pessoas. Através de um escaneamento de olhos, nariz, boca – pontos considerados mais importantes – o sistema registra essas informações.

Depois de tudo escaneado e registrado, o próximo passo é comparar esses traços com outros rostos até o momento de identificação final. Isso acontece em segundos ou menos. A pessoa na frente da câmera é reconhecida e finalmente pode ter o seu acesso de entrada ou saída liberado. Assim, bater o ponto digitalmente se tornou ainda mais prático e rápido.

Controle de Frequência e Reconhecimento Facial online

Cada empresa possui a sua forma de monitorar o relógio de ponto e a frequência de seus funcionários. Mas atualmente, a maneira mais inovadora e que está ganhando adeptos por todo o país é utilizar um software na nuvem. Dessa forma, é possível substituir as planilhas de excel e cartões de identificação que demandam tempo de monitoramento.

O relógio de ponto é algo indispensável e feito por todos na empresa. Além disso, houve um crescimento sem precedentes do teletrabalho e das jornadas de trabalho flexíveis. Dificultando a gestão de horas e bater ponto físico.

Por essas razões, existe uma urgência do mercado em buscar softwares de RH que digitalizem esses processos. Como a Factorial, que ajuda na organização e no controle de frequência do corpo de funcionários.

folha de ponto download

2 Métodos inovadores para controle de frequência

Como mencionado anteriormente,  a forma de fazer o controle de frequência se desenvolveu. E portanto cada vez mais as empresas buscam se modernizar. Desse modo, dando espaço para investir em um relógio de ponto digital e consequentemente, em reconhecimento facial.

1. Relógio de Ponto Digital

Esse método implica em usar uma plataforma digital que integre um programa de marcar ponto online. Isso permite que os colaboradores batam o ponto de um computador ou diretamente do celular. Com esse tipo de aplicativo, bater o ponto de entrada ou saída não demora menos que segundos e pode ser feito de diferentes localidades.

A maioria dos apps de relógio de ponto digital atuais, oferecem apenas essa funcionalidade. Já outros, como a Factorial, também permite fazer a gestão de férias, folgas, ausências e turnos. Com apenas um clique todos os funcionários podem marcar o ponto e essas informações são atualizadas automaticamente.

Assim, um relógio de ponto digital integrado à tecnologia de reconhecimento facial permite maior rapidez, comodidade e segurança na hora de bater o ponto. É só posicionar o rosto na frente da câmera do celular ou do computador e os horários de entrada e saída ficam registrados no sistema.

2. QR Code

Entre os avanços tecnológicos que ocorreram durante a pandemia, sem dúvida o uso do QR Code foi um dos que mais se popularizaram. Em qualquer uma das lives, cursos online, webinars, compras, etc. sempre aparecia na tela um código quadrado para ser escaneado.

Esse código QR permite levar o usuário a outra ação dentro ou fora da mesma plataforma. Seja para entrar em um outro site através de um link ou para marcar o ponto online. Tudo é muito simples! O colaborador apenas precisa escanear o QR Code com o seu celular. Então, uma tela com mensagem de boas-vindas vai aparecer e pronto, o ponto está marcado.

codigo qr

Os benefícios de utilizar o Reconhecimento Facial

Começar a utilizar o reconhecimento facial pode ter muitos benefícios para a empresa como um todo. Porém, mais especificamente para o setor de Recursos Humanos. Isso porque o controle de entrada e saída do ponto se torna muito mais prático.

Rapidez

Os colaboradores direcionam a câmera para seu rosto. E em questão de segundos, o app logo identifica quem é a pessoa e confirma o horário de entrada ou saída no sistema. Desse modo, atualiza automaticamente o relógio de ponto.

Segurança

A ferramenta de reconhecimento facial reúne todas as informações no mesmo lugar. Assim, dizendo adeus às folhas impressas de excel, eletrônicas ou feitas à mão com caneta. Além disso, garante a entrada de apenas pessoas autorizadas e facilita o monitoramento de visitantes ou de fábricas com muitos funcionários.

Precisão

Outro benefício gerado pelo uso desse recurso é ter uma visão geral dos horários de entrada e saída exatos de cada colaborador. E saber que é exatamente essa pessoa quem está em um determinado turno.

Comodidade

A marcação de ponto online traz uma maior comodidade para os usuários, pois pode ser feita desde o próprio celular ou computador. Em qualquer momento e de qualquer lugar. Essa flexibilidade é cada vez mais recorrente, principalmente com o crescimento do home office.

A digitalização do RH e sua importância

No último ano, foram muitas as atualizações e melhorias entre as tecnologias em RH. Toda essa inovação tornou muito mais acessível a digitalização dos processos de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Seja através da variedade e qualidade nos novos softwares e ferramentas. Ou ainda, a diversidade de pacotes e preços especiais para cada serviço.

Quando se pensa em controle de frequência aplicado ao absenteísmo no trabalho, o reconhecimento facial também ajuda. Isso porque auxilia na organização do mapa de faltas e atrasos de todos na empresa.

A digitalização desse processo economiza muitas horas de trabalho administrativo. Assim, os gestores terão mais tempo para entender melhor as causas do absenteísmo. E finalmente poder evitá-lo ou pelo menos diminuir a procedência.

Portanto, desempenhar tantas atividades de RH e DP ao mesmo tempo ficou mais prático e ágil com esse tipo de ferramenta. Essas tecnologias ajudam a melhorar o desempenho tanto das equipes quanto dos gestores.

software rh factorial

Software para Relógio de Ponto e Controle de Frequência

Nesse artigo, foi possível entender melhor como funciona e os benefícios de aplicar a tecnologia de Reconhecimento Facial no relógio de ponto. E nada melhor do que conhecer uma solução para colocar esses conhecimentos em prática.

O software da Factorial é uma plataforma na nuvem que aproxima o que há de mais inovador em RH com as necessidades do seu negócio. Desse modo, permite incluir no dia a dia dos colaboradores, uma forma mais inteligente de bater o ponto.

Com a tecnologia de Reconhecimento Facial aplicada ao relógio de ponto e controle de frequência da Factorial, é possível:

  • Acompanhar as horas trabalhadas: tanto os gestores quanto os funcionários poderão visualizar rapidamente suas horas trabalhadas. Além de gerir turnos, verificar feriados e ausências e inserir comentários.
  • Monitorar todas as atividades: os gestores terão a capacidade de aprovar ou rejeitar os pedidos de férias e folga dos funcionários, gerir turnos e horas extras.
  • Reduzir o absenteísmo: Receber notificações sobre a entrada e saída dos funcionários no trabalho e observar se há muita evasão ou atrasos.
  • Marcar o ponto através do app: Os funcionários podem marcar o ponto sem a necessidade de planilhas ou cartões. Usando apenas o celular.
  • Assinar e aprovar a folha de ponto: a aprovação da folha de ponto fica muito mais fácil de organizar. Além de permitir a assinatura digital e agilizar o envio dos avisos e recibos de férias.
  • Marcar o ponto pelo Reconhecimento Facial ou QR Code: marcar o ponto em segundos já é uma realidade. Seja pelo escaneamento facial ou por um Código QR.
  • Gerar relatórios: É possível gerar relatórios semanais personalizados e acompanhar a performance de seus colaboradores.

 

Mariana P. é parte do time de Content Marketing da Factorial. Acredita que copywriting é mais do que contar histórias. É também diversificar conhecimento para que todos tenham acesso. Depois de viver em diferentes países e trabalhar com B2C e B2B, percebeu que o setor de Recursos Humanos é parte fundamental para a transformação e o crescimento das pessoas dentro de uma organização.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário