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Tipos de liderança: quais são e como atuam?

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6 minutos de leitura
tipos de lideranca

Mais do que nunca a importância da liderança tem sido discutida pelas empresas. Em um momento como este em que as dificuldades aparecem em toda a parte, uma liderança eficiente, acessível e alinhada com a equipe é fundamental para que as empresas mantenham-se ativas e produtivas. Existem muitos tipos de liderança, e cada um têm sua maneira de atuar, sem dúvidas.

Ainda assim, o objetivo principal de um líder deve ser analisar seu comportamento e atitudes e buscar melhorar sempre. Este pensamento o ajudará a liderar sua equipe da forma mais eficiente possível e a buscar soluções que estejam realmente alinhadas com os objetivos da sua área ou empresa.

Isso porque a forma como um líder se comporta e lida pessoas e situações influencia diretamente seus colaboradores. E trabalhadores motivados e produtivos levam a empresa mais longe, certo?

Para além disso, se espelhar em outros exemplos de liderança que agem de forma diferente pode trazer resultados muito  positivos.

Neste artigo, trazemos exemplos dos tipos de liderança mais comuns no mercado de trabalho, em que pontos devem ter mais atenção e damos algumas dicas sobre como melhorar a forma como lideram. Confira a seguir!

Índice

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O que é liderança?

Existem inúmeros estudos sobre liderança que procuram definir o papel, deveres e funções de um líder.

No dicionário, a definição de liderança é “a capacidade de influenciar um grupo em direção a realização de metas.”. No entanto, a liderança no dia a dia vai muito além. Liderar é incentivar, orientar, motivar e se conectar com as pessoas que estão sob sua supervisão.

Em um contexto empresarial, um líder deve agir em direção aos objetivos de sua área e empresa e moldar sua gestão de acordo com eles. Além disso, sua função inclui garantir que seus colaboradores trabalhem na mesma direção e ajudar no desenvolvimento da sua equipe.  

Mas a verdade é que a liderança não é algo fácil de descrever, já que existem muitos tipos de liderança diferentes.

Liderar é complexo e exige um conjunto de capacidades e conhecimentos difíceis de serem medidos. Por isso, cada líder se desenvolve e se comporta de uma forma, e reconhecer quais são suas características mais marcantes é essencial.

Como conhecer os tipos de liderança pode me ajudar?

A princípio esse pode parecer um assunto sem muito utilidade, afinal se a forma como lidera está funcionando, porque mudar, certo?

Talvez. Muitas vezes com tantas demandas no dia a dia, não paramos para analisar se temos espaço para ir além. A estabilidade pode trazer certo conforto, mas na maioria das vezes se olharmos mais a fundo temos muitas oportunidades de desenvolvimento e melhoria.

No caso de um líder, buscar melhorar e se adaptar é ainda mais importante. As atitudes de um líder servem de modelo para os funcionários, e podem refletir na maneira como lidam com desafios, crises e como executam suas tarefas diárias.

Ainda que existam muitos tipos de liderança, cada um com suas características específicas, é importante para os gestores e líderes em geral saberem em qual tipo se encaixam mais para que percebam melhor como podem desenvolver seus pontos fortes e melhorar seus pontos fracos.

Um líder acaba sendo um modelo para seus funcionários, mas como ele pode ser mais do que isso? Como ele pode ser um bom exemplo? Como saber onde pode melhorar? Veja a seguir!

Tipos de liderança

A seguir listamos os tipos de liderança mais comuns nas empresas e buscamos destacar o pontos que devem ser reconsiderados pelo líder em cada modalidade.

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Liderança Autoritária

Neste modelo, o líder costuma ser rigoroso em relação à regras e normas, exigente com os resultados de seus colaboradores e pouco flexível com opiniões diferentes da sua. Este líder define o que será feito e não costuma aceitar a participação de seus funcionários na tomada de decisão.

Entre todos os tipos de liderança, esse é talvez um dos mais questionados ultimamente. Isso porque cada vez mais os estudos científicos provam que funcionários felizes e que sentem-se bem no ambiente de trabalho tendem a ser mais produtivos e criativos, o que dificilmente ocorre sob este tipo de liderança.

Pontos de atenção:

  • Flexibilidade
  • Comunique-se mais com a sua equipe: Valorize opiniões e novas ideias, elas podem te surpreender.
  • Confiar na capacidade dos outros
  • Valorizar conquistas (pequenas e grandes) de seus colegas
  • Promover atividades de integração: Pode ajudar a deixar sua equipe mais à vontade na sua presença.

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Liderança Democrática

O líder democrático permite a participação de todos os membros da equipe na tomada de decisão. Este líder costuma ser aberto à opiniões, ideias e críticas de outras pessoas e busca considerar cada uma delas para encontrar a melhor forma de atuar.

Para além disso, nesse tipo de liderança a participação é encorajada, o que acaba refletindo em colaboradores mais positivos, confiantes e engajados.

Pontos de atenção:

  • Atenção na agilidade dos processos: Considerar a opinião alheia é importante, mas cuidado com o tempo que leva para tomar uma decisão!
  • Organização nos processos

Liderança Liberal

Esse tipo de liderança tende a deixar os funcionários livres para tomarem suas próprias decisões e para organizarem sua rotina de trabalho da forma que acharem melhor. O líder liberal acredita que as pessoas tem maturidade e capacidade para agirem da forma que acharem melhor e acha que assim são capazes de atingir bons resultados.

Esta atitude costuma ser muito eficiente e deixa os funcionários confiantes e motivados para compartilharem ideias e sugestões. Para além disso, é uma forma de descentralizar o trabalho e de não sobrecarregar tanto a liderança.

Pontos de atenção:

  • Cuidado com a baixa produtividade: Um pouco de controle pode ser importante!
  • Se mostrar mais disponível para ajudar os colaboradores
  • Preservar a figura de líder

Liderança Visionária

O líder visionário é focado em resultados e procura antecipar as reações do mercado e situações futura. Este líder incentiva os colaboradores a atuarem em direção a um determinado objetivo. Para além disso, possui um forte senso de oportunidade que pode ser de extrema importância para a empresa.

Pontos de atenção:

  • Foco no presente
  • Atenção ao bem-estar dos colaboradores e controle no nível de exigência

Liderança Situacional

Conforme já diz o nome, líder situacional adapta suas decisões e atitudes de acordo com a situação. Este líder tem o hábito de avaliar constantemente o contexto empresarial e os resultados de seus colaboradores antes de agir. Esta gestão pode evitar problemas futuros na empresa, constrangimentos entre a equipe e insatisfação dos colaboradores.

Pontos de atenção:

  • Algumas situações exigem soluções rápidas e nem sempre há tempo para uma avaliação prévia: Antecipe possíveis problemas que podem aparecer no futuro e esteja preparado.

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Liderança Coaching

Neste modalidade o líder procura desenvolver o potencial de cada funcionário. Este profissional tem a capacidade de identificar as habilidades de seus colaboradores e sabe como desenvolvê-las em direção dos objetivos da empresa.

Com este tipo de liderança, os funcionários se sentem motivados, confiantes e reconhece a oportunidade de desenvolvimento profissional que o gestor e a empresa estão a oferecer.

Pontos de atenção:

  • Reconhecer um funcionário pode criar expectativas no restante da equipe: Organize políticas de reconhecimento e tenha estes parâmetros bem definidos.
  • Gestão de tempo: Saiba gerir o tempo que dedica aos funcionários, não esqueça de olhar para você mesmo e para a empresa como um todo!

Como ser um bom líder?

Não há fórmula mágica para ser um bom líder. Ainda que existam diferentes tipos de liderança, o mais importante é avaliar o que funciona com a sua equipe e estar sempre atento no que melhor atende os objetivos da empresa.

Separamos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo:

  •  Seja o líder que você gostaria de ter: Pense em como seria o seu trabalho caso fosse liderado por si próprio. Com certeza rá encontrar algum ponto que poderia ser melhorado.
  • Comunique-se: Escute e converse com seus colaboradores. Ter uma relação de confiança com eles  faz com que se sintam mais confiantes em partilhar ideias e sugestões que podem fazer toda a diferença.
  • Seja humilde: Não ache que por trazer bons resultados para empresa está tudo perfeito. De tempos em tempos é importante avaliar a própria gestão e encontrar pontos que podem ser melhorados.
  • Seja um líder humano: A liderança humanizada é um dos temas mais debatidos nos últimos meses. Tratar os colaboradores como pessoas que possuem sentimentos, preferências e defeitos é essencial para que elas se sintam bem em trabalhar com você.

Por fim, busque soluções que otimizem a gestão de pessoas. Muitas vezes as tarefas do dia a dia nos afastam no que realmente importa: as pessoas. Para isso, conte com sistemas que possam ajudá-los a gerenciar os funcionários e otimizar os processos burocráticos do dia a dia.

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Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

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