Ir para o conteúdo
pos-graduaçao

Pós-graduação e MBA em gestão de pessoas: onde estudar?

Muito se fala sobre a importância de desenvolver a competência de gestão de pessoas nas empresas. Mas onde estudar um MBA e  pós-graduação de qualidade? O setor de RH está em constante desenvolvimento e atualização e isso não se deve apenas às novidades tecnológicas. Mas também por conta dos estudos acadêmicos sobre a gestão de pessoas e devido aos cursos de pós-graduação e MBAs de Recursos Humanos lançados por algumas das melhores universidades e escolas de negócio do país.

De acordo com um estudo realizado pela Catho, 28% dos profissionais da área de gestão de pessoas são graduados em Administração de Empresas. Enquanto 32% possuem um MBA e 39% têm inglês avançado.

Além disso, a cada ano surgem novos MBAs, cursos de especialização, pós-graduação, tanto presenciais como EAD (Educação a Distância) de gestão de pessoas. Como escolher o curso de pós-graduação ou MBA mais adequado?

Há tantas oportunidades e tipos diferentes de cursos de Recursos Humanos que é importante se manter sempre atualizado. Mas também é necessário saber quais são as melhores instituições e os cursos que podem aportar mais conhecimento. Isto depende também do que você está buscando e em qual tema gostaria de se aprofundar.

A seguir, vamos te explicar quais são as melhores cursos de pós-graduação, MBAs e instituições de ensino. De acordo com diferentes parâmetros, como a avaliação do MEC, o grau de empregabilidade dos seus alunos, os professores que lecionam em cada um destes cursos e o histórico da instituição de ensino. Também explicaremos o que deve ter em conta ao analisar a grade curricular dos cursos de recursos humanos.

Índice

Quais são as diferenças entre especialização, pós-graduação e MBA?

Curso de especialização

Um curso de especialização em gestão de pessoas, seja ele presencial ou à distância, é um curso para aprofundar os conhecimentos no setor. Para realizar uma especialização em recursos humanos não é necessário ter uma graduação. No entanto, muitos dos profissionais que buscam uma especialização são recém formados.

Pós-graduação

Uma pós-graduação, como o próprio nome já diz, é um curso realizado após a conclusão dos estudos universitários, independente da sua área de atuação. Por isso, uma pós-graduação pode ser uma especialização, mas o contrário não se aplica.

Existem diferentes tipos de pós-graduação, a lato sensu e a stricto sensu. Uma pós-graduação stricto sensu consiste num doutorado ou mestrado. Já uma pós lato sensu é uma espécie de especialização em que, de acordo com o MEC, devem ter pelo menos 360 horas de duração.

MBA de gente e gestão e recursos humanos

Um MBA (Master in Business Administration), como citado anteriormente, é um tipo de pós-graduação lato sensu. A diferença do MBA é que este possui um perfil mais voltado para a administração de empresas e cargos de gestão.

Pós-graduação de recursos humanos presencial

Se você vive em uma capital e busca uma pós-graduação ou um curso mais específico em gestão de pessoas, deixamos aqui uma lista com alguns dos cursos mais relevantes. Estes cursos são mais indicados para aquelas pessoas que já tem algum conhecimento na área e alguns anos de carreira.

Certificate de gestão de Recursos Humanos da Business School São Paulo

A Business School São Paulo é uma escola de negócios que faz parte do grupo Laureate International Universities e os seus cursos figuram entre os melhores cursos executivos do Brasil nos rankings da America Economia e do Executive MBA Council. 

O curso “Certificate in Human Resources” da BSP é uma pós-graduação da modalidade aperfeiçoamento e tem uma duração mais extensa. São 180 horas divididas em dois semestres. A grade curricular inclui vários módulos com alguns dos temas mais importantes de recursos humanos. Além de um módulo internacional, em que o estudante pode complementar o seu curso em uma Escola de Negócios em outro país.

A estrutura curricular do curso se divide em:

  • Gestão Estratégica de Recursos Humanos
  • Desempenho e Recompensa
  • Liderança e Coaching
  • Relações internas da organização
  • Recrutamento e Seleção
  • Employer Branding
  • Treinamento e Capacitação
  • Relações de trabalho e relações sindicais
  • Business partner
  • Trabalho de Conclusão de Curso

Localidade: São Paulo

mba pos graduacao

Programa de atualização em gestão de relações do trabalho da Fundação Dom Cabral

Para os profissionais que querem estar a par das novidades legais no que diz respeito ao RH, a Fundação Dom Cabral oferece uma pós-graduação em gestão de relações do trabalho. Reforma trabalhista, lei de terceirização e negociações são alguns dos temas do curso. Esta pós-graduação tem 96 horas, sendo 80 delas presenciais, divididas em dois módulo, e 16 horas à distância.

O perfil dos participantes deste programa além de estarem no setor de Recurso Humanos, também trabalham com relações trabalhistas e sindicais. O conteúdo desta pós está dividido da seguinte maneira:

Módulo I

  • Fundamentos Conceituais da Gestão das Relações do Trabalho e Negociações Coletivas
  • História do Sindicalismo e das Relações do Trabalho

Módulo II

  • Temas de Impacto nas Relações de Trabalho no Brasil e no Mundo
  • Gestão de Conflitos Trabalhista
  • Jogo Empresarial: Negociações Coletivas

Localidades: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

Programa CHRO (Chief Human Resources Officer) do Insper

O Insper, um dos melhores centros de negócios de São Paulo, possui uma série de cursos de educação executiva voltados para os recursos humanos. Dentre eles, destacamos o programa de CHRO (Chief Human Resources Officer). Este curso está voltado para aqueles profissionais de recursos humanos que já possuem anos de experiência e já alcançaram altos cargos nas empresas onde trabalham.

O intuito é que terminem a formação prontos para fazerem parte do comitê executivo de uma empresa. O programa, que conta com 64 horas presenciais, é dividido em 2 módulos intensivos.

Além de compreender os modelos, processos e sistemas de gestao, o objetivo do curso é que os alunos possam estruturar as estratégias de pessoas e liderar a área de recursos humanos.

Localidade: São Paulo

Consultoria de carreira da Fundação Instituto de Administração

A FIA ( Fundação Instituto de Administração) é uma escola de negócios de São Paulo que, apesar de contar com cursos de graduação, é mais focada na pós-graduação, em MBAs e na educação executiva.

Dentro da sua oferta para recursos humanos, destacamos a pós-graduação em consultoria de carreira. O curso completo dura 21 meses e atende a profissionais graduados em distintas áreas. Já que conta com módulos básicos em administração e em fundamentos nas ciências sociais e humanas. Esta pós é indicada tanto para os profissionais que querem trabalhar com o desenvolvimento de carreiras dentro de uma empresa, quanto para os que desejam trabalhar como consultores.

Localidade: São Paulo

MBAs em Recursos Humanos

Os MBAs também são um tipo de graduação Lato Sensu. No entanto, estes são focados no mercado de trabalho e direcionados para uma área em concreto. Nos últimos anos os MBAs em recursos humanos se tornaram bastante populares.

Por isso, listamos a seguir alguns dos melhores cursos de MBA em gestão de pessoas no Brasil.

FGV  – MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

A Fundação Getúlio Vargas foi uma das primeiras instituições a usar o termo MBA e oferecer este tipo de curso, tanto em administração de modo geral, como em recursos humanos. Em 2019 a FGV foi classificada como o 5º melhor Think Tank do mundo. O que a configura também como uma das melhores instituições de negócios do país.

A FGV possui MBAs em gestão estratégica de recursos humanos em diferentes cidades do país, além dos MBAs online. Os programas possuem uma média de 430 horas de aula, a serem distribuídas entre um ano e meio e dois anos em distintas modalidades de horário.

Cabe ressaltar que existem pequenas variações nos programas para as diferentes cidades. Mas os temas em geral são os mesmos e incluem disciplinas como gestão de competências, mentoring, gestão de carreira e liderança

Para mais detalhes sobre os docentes e cursos de cada cidade, recomendamos que acesse o site da FGV e selecione a unidade mais perto de você.

Localidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Online

UFF – MBA em Gestão de Recursos Humanos

A Universidade Federal Fluminense (UFF), que figura entre as 20 melhores universidades do país, de acordo com o Ranking Universitário da Folha, também possui o seu MBA em gestão de recursos humanos. O curso tem uma carga horária de 360 horas que podem ser cursadas de 12 a 24 meses.

A universidade, que fica na cidade de Niterói, oferece oferece o curso através de 3 módulo e de maneira intensiva aos sábados.

A sua grade curricular é dividida entre os seguintes módulos:

  1. Dinâmica de Grupos e Jogos Empresariais; Visão Estratégica de Recursos Humanos; Economia e Trabalho; Dinâmica das Organizações e Comportamento Organizacional.
  2. Planejamento de Recursos Humanos; Processos de Entrada de Recursos Humanos; de Manutenção e Valorização de Recursos Humanos e de Saída de Recursos Humanos. Relações Trabalhistas e Sistemas de Informações Gerenciais em Recursos Humanos.
  3. Estratégia Empresarial e Gestão de Pessoas; Tópicos Especiais de Recursos Humanos; Ciclo de Palestras; Metodologia da Pesquisa Científica.

Localidade: Niterói (RJ)

Unifacs – MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

A UNIFACS, de Salvador, também faz parte da rede Laureate International Universities e é referência no nordeste em escolas de negócios. O seu curso de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas tem uma carga horária de 360 horas divididas em 18 meses.

Este MBA é focado tanto nos profissionais que já trabalham com recursos humano, como para os que aspiram trabalhar na área. Apesar de ser uma escola de negócios, a UNIFACS também complementa a formação daqueles que querem trabalhar em organizações públicas. Não apenas nas empresas privadas, mas nos recursos humanos em geral.

O curso possui disciplinas como: gestão estratégica de pessoas, liderança, desenvolvimento e treinamento de equipes, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, legislação trabalhista entre outros.

Localidade: Salvador

IBMEC – MBA em Gestão de Recursos Humanos

O IBMEC é outra instituição de renome no Brasil e oferece cursos de MBA há mais de 30 anos. Além de figurar entre os melhores cursos de pós-graduação e MBA do país no ranking publicado pela revista Você S/A.

Por ser uma instituição mais voltada para área de finanças, o IBMEC possui um MBA de recursos humanos mais estratégico. O seu MBA de Gestão de Recursos Humanos conta com 4 módulos de 90 horas cada. Além de um nivelamento online recursos extra oferecidos aos estudantes de maneira presencial e online.

As disciplinas do curso estao divididas pelos seguintes módulos

  1. Tecnologia da Inovação, Modelagem e Big Data, Estratégia e Modelos de Negócio.
  2. Desafios do Negócios e a Gestão de Pessoas, Finanças aplicadas aos negócios, People Analytics
  3. Cultura e Comportamento Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Mudança
  4. Liderança e Equipes, Desenvolvimento de Talentos e Gestão de Carreiras, Competências Gerenciais

Localidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte

UNIFOR: MBA em Gestão de Consultoria em Recursos Humanos

A UNIFOR (Fundação Edson Queiroz Universidade de Fortaleza) é uma referência no Ceará no ensino superior e oferece uma série de especializações e MBAs nas mais diversas áreas de negócio. Cabe destacar que o seu MBA de Recursos Humanos está focado nos profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com consultoria de RH.

O MBA, que tem 375 horas/aula, tem uma duração de 18 meses e turmas reduzidas para focar no desenvolvimento de cada aluno. O intuito deste MBA é que os alunos aprendam a usar ferramentas para trabalhar as resistências dos clientes e a  estabelecer um planos de desenvolvimento pessoal.

Na sua grade curricular há diferentes temáticas relacionadas ao desenvolvimento de projetos, análises e avaliações de desempenho e de planejamento estratégico.
Localidade: Fortaleza

people analytics banner

Pós-graduação e MBA de gestão de pessoas à distância

Para aqueles profissionais de recursos humanos que querem aumentar os seus conhecimento, mas não contam com grandes escolas de negócios e universidades ao seu redor, já existem diversas pós-graduações e MBAs de gestão de pessoas online, à distância-

Cândido Mendes: MBA em Gestão de Recursos Humanos

A Cândido Mendes, uma das instituições de ensino mais antigas do Rio de Janeiro, oferece um MBA de Recursos Humanos totalmente à distância. O seu programa está voltado tanto para os gestores de pessoas em uma empresa, como para os consultores de recursos humanos.

É importante frisar que o aluno pode escolher realizar ou não o TCC neste curso. Neste caso, a inclusão do TCC altera o valor do curso e das horas totais.

Grade curricular:

  • Gestão de Processo de Pessoas por Competências
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Liderança e Cultura Organizacional
  • Gestão de Pessoas
  • Legislação Trabalhista
  • Relações de Trabalho
  • Políticas de Remuneração
  • Marketing
  • Planejamento Estratégico
  • Metodologia da Pesquisa Científica | Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso (optativa)

MBAs de Recursos Humanos na ESAB

A ESAB (Escola Superior Aberta do Brasil) é uma instituição focada exclusivamente no ensino à distância. Por isso, conta com uma grande quantidade de cursos e pós-graduações nas mais diversas áreas. Em gestão de pessoas, você pode escolher entre quatro MBAs com enfoques diferentes. 

Além de um MBA executivo empresarial em Gestão de Pessoas, a ESAB possui MBAs profissionais em: Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas e Tecnologias;  Psicopedagogia Empresarial.

Uma das vantagens da ESAB é o valor e a facilidade de pago. Os cursos de MBA custam até R$2.300,00 e podem ser divididos em até 12 vezes.

UNIP: MBA em Gestão de Recursos Humanos

A UNIP, que é uma das universidades mais populares do estado de São Paulo, é conhecida pela quantidade de cursos presenciais que possui. No entanto, ela também oferece um MBA de Gestão de Recursos Humanos totalmente online.

A UNIP tem um histórico de mais de 30 anos e oferece um material bastante extenso também nos seus cursos EAD. Quanto a sua grade curricular, esta possui um material que envolve todos os campos de conhecimento de um gestor de RH necessário.

Grade curricular:

  • Treinamento e Coaching Organizacional
  • Cargos e Avaliação de Desempenho; Sistemas de Remuneração e
  • Benefícios
  • Técnicas de Recrutamento; Seleção; Treinamento e Desenvolvimento
  • Gestão da Sustentabilidade do Negócio
  • Desempenho Organizacional
  • Gestão de Clientes
  • Gestão do Fator Humano
  • Posicionamento Estratégico
  • Planejamento de Negócios e Ações de Marketing
  • Gestão de Carreira

Software de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos

Uma vez realizada a sua tão esperada formação, seja uma pós-graduação, MBA ou especialização, é hora de colocar esses conhecimentos em prática. Com os avanços tecnológicos, os profissionais de gestão não precisam mais perder horas e horas com tarefas manuais e papeladas desnecessárias. Existem diversas opções no mercado para gestão de processos de RH. Contudo, apenas uma solução integra todos esses processos em um só lugar.

Com a Factorial é possível acompanhar e gerir processos mais quantitativos, desde o relógio de ponto, férias e ausências e folha de pagamento. Até os mais qualitativos, como recrutamento, gestão de treinamentos, grupos personalizados de comunicação interna e integração.

Aplique com as melhores ferramentas do mercado, o que aprendeu no seu curso de pós-graduação. Peça um teste gratuito e tire todas as suas dúvidas.

software rh factorial

Apaixonada por cultura, employer branding e desenvolvimento de equipes. Hoje está na Factorial.. Trabalhou com empresas multinacionais e empresas brasileiras para auxiliar na expansão das suas equipes em diferentes mercados.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário