Ir para o conteúdo

7 vantagens do ponto web no controle de presença dos funcionários

·
5 minutos de leitura
ponto web

A história da marcação de ponto é antiga. Desde 1943, quando foi sancionada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), as regras sobre jornada de trabalho e controle das horas trabalhadas já eram estabelecidas. Foi com a tecnologia que o controle de frequência ganhou novos formatos, assim como quem é obrigado a fazê-lo. Hoje em dia, conhecemos o ponto web, também chamado de relógio de ponto online, marcação de ponto online ou simplesmente, ponto online. Portanto, muita coisa mudou desde o livro de ponto!

Antes, como você deve se lembrar, o registro de ponto era feito em um famoso livro enorme. Cada funcionário marcava os horários de entrada e saída, em seguida, assinava seu nome. Isso com a fiscalização de um colaborador da equipe de recursos humanos. Aqui, já podemos notar como a função de recursos humanos se limitava muito às tarefas burocráticas. Aliás, algumas empresas brasileiras até hoje possuem modelos de planilha Excel da folha de ponto. No entanto, novas ferramentas surgiram e facilitam a vida do departamento de RH.

Que tal conhecer quais são essas vantagens? É legal marcar ponto via celular? Essas e outras dúvidas você resolve aqui. Vamos começar pelo o que diz a lei.

Índice

Marcação de ponto segundo a legislação CLT

Vamos falar sobre a atualidade, como funcionam as leis para o relógio de ponto. A Medida Provisória 801, que depois se transformou na lei nº 13.874, define que somente empresas com mais de 20 funcionários precisam fazer o controle de jornada de trabalho. Isso significa registrar o horário de entrada e saída de cada colaborador. No Brasil, existem diferentes tipos de marcação de ponto. Eles são:

  • Livro de ponto
  • Ponto Cartográfico
  • Ponto eletrônico (cartão individual/crachá ou biométrico)
  • Ponto web, Ponto Online, Relógio de Ponto Online

Foi somente em 2011 que o Ministério de Trabalho regulamentou o registro de ponto online, ou seja, como por Aplicativo ou Computador. As regras para essa regulação estão na Portaria 373 do MTE. Outra legislação completar à essa, e um pouco mais antiga, é a Portaria 1510 do MTE que aborda as regras para o registro do ponto eletrônico.

Dito isso, podemos dizer que o ponto web é uma alternativa legal, segura e que cumpre com os requisitos da lei brasileira. Dessa maneira, é momento de conhecer as vantagens de adotar um relógio de ponto online.

Facilidade no controle de jornada

A empresa é obrigada por lei a registrar as jornadas de trabalho dos seus funcionários. Sejam eles 21 ou milhares, é um trabalho que leva tempo se feito no livro de ponto, tanto para o colaborador quanto para o profissional de RH. Ao mesmo tempo, o livro de ponto está suscetível a modificações. Ele pode sofrer rasuras e não pode ser verificado a qualquer hora do dia e lugar. Já os pontos eletrônicos dependem de uma manutenção constantes das catracas ou demais estruturas que fazem a leitura do cartão, assim como o ponto biométrico. O mesmo acontece com o ponto cartográfico.

Sendo assim, nos sobra a marcação de ponto feito online, disponibilizado em aplicativos, leitura QR Code ou ao acessar o site do software de RH. Em um clique, o colaborador registra sua jornada! Mais economia de recursos econômicos e físicos, agilidade no registro de jornada e simplicidade para essa tarefa diária. Dessa forma, o RH também ganha vantagem. Não precisa verificar todos os registros de pontos e pode acessar o controle de frequência sempre que precisar.

Armazenamento de dados na nuvem

Um dos maiores benefícios que a tecnologia nos trouxe foi o armazenamento de informações na nuvem. Isso significa que o sistema de RH salva todos os dados de registros de frequência de cada funcionário na web. Os dados se mantém seguros, não podem ser alterados e podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar. Basta ter conexão com a internet.

Criação de indicadores de RH

Entre os indicadores ou KPIs de RH, a assiduidade, produtividade e absenteísmo são essenciais para o setor de gestão de pessoas. Um meio de construir esses números é por meio do controle de frequência. Ao obter esses dados de maneira rápida, é mais fácil construir análise de RH sobre os colaboradores e a empresa. Ou seja, o departamento de recursos humanos se torna mais estratégico ao ter ferramentas modernas ao seu alcance em poucos minutos.

software rh factorial

Menos custos para a empresa

Quando tudo que a empresa necessita é de um software de recursos humanos, ela não precisa mais de preocupar com a manutenção de nenhuma tecnologia. A empresa é responsável por mantê-la online, consertar possíveis erros, e torná-la ainda mais eficiente. Dessa maneira, o setor financeiro da instituição é capaz de reduzir custos com equipamentos e melhorias. Assim, outros investimentos mais importantes podem ser feitos.

Controle total do registro de ponto

Além de ter conhecimento sobre os horários de entrada, intervalos e saída do colaborador, um software de RH também pode permitir que o gestor ou líder de RH saiba de onde é feito o registro do ponto. Isso mesmo, o ponto web pode ter o recurso de geolocalização ativado! Assim, informar de onde os colaboradores estão realizando o registro de frequência. Além disso, para colaboradores que estão em home office ou realizam entregas, esse tipo de informação pode ser vital para a empresa.

Diminui as possibilidades de um processo trabalhista

O Brasil é um dos países que mais possui processos trabalhistas no mundo. E um dos problemas mais comuns é sobre os registros de jornada de trabalho. A empresa e o colaborador têm mais segurança ao optar por um ponto via web, pois os dados são mais confiáveis e podem ser usados no caso de um processo.

Ponto Web: constrói um RH moderno e estratégico

A evolução do trabalho do profissional de RH exige com que ele esteja em uma posição mais estratégica, inteligente e alinhada às metas da empresa. Isso significa que já se foram os dias em que o RH gastava a maior parte do seu dia em tarefas cansativas como o monitoramento do registro de ponto de cada funcionário. Portanto, investir em um software de RH é uma maneira de modernizar a empresa e tornar o setor de RH um aliado da tomada de decisões dos líderes da empresa.

Além disso, com o registro de ponto online o colaborador também obtém benefícios. Pode realizar a marcação de ponto de diferentes plataformas, somente ele tem acesso ao próprio registro de jornada, pode conferir os horários já marcados no passado e pode fazer o registro de onde quiser. Outra vantagem é que ele se sente mais seguro ao marcar seu ponto ao saber que todos esses dados estão armazenados na nuvem e não podem ser alterados. Com estas 7 vantagens, o ponto via web se destaca como a melhor tecnologia para realizar o registro de jornada dos seus colaboradores!

✅ A Factorial oferece o relógio de ponto online via App, Desktop ou QR Code! Faça agora um teste grátis dessa e outras ferramentas.

 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário