Ir para o conteúdo

Filmes de RH: 5 sugestões para assistir e se inspirar

·
4 minutos de leitura
filmes de rh

Reunimos e analisamos uma seleção de filmes de RH que abordam, diretamente ou não, assuntos relacionados a esta área. Confira a seguir e aprenda de forma dinâmica e divertida.

Esses filmes são frequentemente usados em treinamentos ou cursos de RH como referência, pois contêm vários aprendizados ou fazem alusão às tarefas que um departamento de RH executa diariamente.

Motivação , liderança , trabalho em equipe , resiliência e resolução de problemas são apenas alguns dos temas de gestão de pessoas que você vai encontrar nesta seleção de filmes de RH. Vamos lá?

Índice

kit recursos humanos

Filmes de RH

Confira a seguir a nossa seleção de filmes de RH e aprenda sobre diferentes aspectos e desafios dos profissionais de recursos humanos de uma forma lúdica, divertida e interessante.

1. Invictus (2009) de Clint Eastwood

Esse filme é baseado na biografia de Nelson Mandela, presidente da África do Sul de 94 a 99 e vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Este filme, fantástico em muitos aspectos cinematográficos, expressa a importância da liderança, motivação e trabalho em equipe,  com foco no caminho do crescimento profissional e pessoal de cada pessoa.

A mensagem do filme para os profissionais de RH é clara: os funcionários podem facilmente ficar desmotivados e pessimistas no dia a dia no trabalho. É dever dos Recursos Humanos trazer à tona os pontos positivos por meio de eventos, integração e atividades que possam motivar as pessoas e ajudar no trabalho em equipe.

2. Moneyball (2011) de Bennett Miller

Este filme de RH conta a história real de um time de beisebol, que revolucionou a gestão esportiva: usando dados (ou People Analytics ) de forma astuta, conseguiu criar um time de alta performance a um custo inferior ao de seus concorrentes.

O treinador do filme aposta contra a tradição em favor da análise numérica para provar que um computador pode ajudar a formar uma equipe melhor do que apenas o instinto humano. Não é este o objetivo do RH Estratégico?

💡Software de RH: Teste na prática todas as funcionalidades

3. Em busca da felicidade (2006) de Gabriele Muccino

O filme, também inspirado em uma história real, conta como uma pessoa pode sobreviver a condições de vida extremamente duras sem nunca desistir.

A luta diária do protagonista para dar ao filho uma vida adequada representa os desafios que todo profissional deve enfrentar todos os dias no ambiente de trabalho. Este é um filme que todos merecem assistir pelo menos uma vez para aprender a perseverar mesmo nas situações mais difíceis.

software-rh-dp-360

4. Apollo 13 (1995) por Ron Howard

Este é um filme de RH fundamental para qualquer profissional de Recursos humanos, pois conta a verdadeira história de uma malfadada e famosa missão espacial americana. Os personagens do filme épico de Ron Howard trazem exemplos de como mostrar liderança racional durante uma crise.

Em essência, o filme também é o exemplo perfeito de como os líderes de equipes remotas podem resolver um problema quase impossível por meio de trabalho em equipe, estratégia e processos racionais.

💡 Templates de Recursos Humanos: Mais de 30 recursos para download!

5. Kung Fu Panda (2008) por Mark Osborne e John Stevenson

Essa é uma sugestão de filme de recursos humanos que é abertamente sobre liderança e dá lições sobre como se desafiar continuamente a ser melhor e sobre a importância de ter bons mentores. Mas a lição mais importante que este filme nos ensina é que “os líderes devem liderar”.

Quando o protagonista do filme é chamado para liderar uma equipe, ele se vê inseguro de suas habilidades. Mas quando ele passa a reconhecer seus próprios pontos fortes e fracos, ele é capaz, como líder carismático, de inspirar seus amigos e familiares a lutarem também.

Estes são os filmes que inspiraram tantos departamentos de RH ao redor do mundo. Além disso, são frequentemente usados ​​como filmes de treinamento de RH. Até a nossa Equipe de RH, na Factorial , utiliza filmes como estes em diversas atividades internas, principalmente para as que acontecem remotamente.

No entanto, não pare por aqui. Estar atento a outros tipos de conteúdo é fundamental. Essa é uma forma de acompanhar as tendências, inovar nos processos internos e externos e garantir que a gestão de pessoas na sua empresa é a melhor possível, sempre considerando a  cultura organizacional e os objetivos do negócio.

Confira a seguir outros tipos de conteúdos que vão além dos filmes de RH e como eles podem te ajudar!

🔎 Extra: Mais conteúdos sobre o mundo do RH

Se estes filmes de RH já são um grande exemplo de competências e atitudes que os profissionais de recursos humanos devem ter, estes conteúdos vão te levar ainda mais longe.

A seguir, separamos dicas de workshops e webinars de Recursos humanos para você assistir gratuitamente, além de um canal de Youtube atualizado com todas as tendências do mundo do RH!

Workshops e Webinars

Nesta página você encontrará diversos eventos, workshops e webinars que abordam diferentes temas sobre a gestão de pessoas. Todos os conteúdos são gratuitos, basta escolher o seu e se preparar para aprender bastante!

  • Dicas práticas de RH
  • Ferramentas e softwares para utilizar no dia a dia
  • Metodologias para aplicar em diferentes processos de recursos humanos
  • Cases reais
  • Exemplos de como melhorar a gestão das equipes

Confira a seguir!

workshops de recursos humanos

Canal do Youtube: Vídeos, cursos e lives

O canal do Youtube da Factorial é uma ótima maneira de se informar de forma rápida e objetiva. Toda semana, você vai encontrar:

  • Notícias e novidades do mundo do RH em 1 minuto
  • Dicas práticas de Recursos Humanos
  • Lives com os melhores especialistas do mercado
  • Entrevistas exclusivas
  • E mais!

youtube filmes rh

Experimente a Factorial gratuitamente e revolucione seus processos de RH!

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados