Ir para o conteúdo

Organograma de Empresa: o que é e como construir um para a sua [+ Download modelo grátis]

·
4 minutos de leitura
organograma empresa

Um organograma de empresa serve para conhecer e compreender a estrutura de cada departamento da organização: quem responde a quem.

O problema é que fazer um organograma requer muito tempo, conhecimentos de desenho ou um template/modelo (normalmente pago). Além disso, muitas vezes ele se torna obsoleto assim que há o onboarding de um colaborador, offboarding ou afastamento.

Por isso, vamos entender melhor o significado de organograma, para que serve, como criar um e como torná-lo funcional. A seguir, explicamos também os principais modelos de organograma de uma empresa. Boa leitura!

Conheça uma plataforma que constrói automaticamente o organograma da sua empresa

software-rh-dp-360

Organograma: o que é

Você pode até imaginar como é um organograma, mas é preciso conhecer a fundo essa ferramenta. Tanto para poder criar um organograma que atenda às suas necessidades, quanto explicar para os colaboradores sua função. Então, que tal consultarmos o dicionário Aurélio? Leia abaixo como ele explica o que é organograma:

Tipo de representação gráfica que, obedecendo uma hierarquia organizada, representa de modo simultâneo os elementos e as ligações de uma organização

Sendo assim, podemos concluir que organograma é uma forma de representação gráfica. Mas, é ainda mais que isso. Ela segue uma lógica e tem como objetivo representar coisas/pessoas e como elas se conectam uma às outras em uma empresa.

Além disso, também podemos dizer que existem diferentes organogramas com diferentes funcionalidades. Há o organograma de empresa, organograma funcional, organograma vertical, organograma horizontal, organograma circular e muito mais!

Como criar um organograma para a sua empresa

Para fazer um organograma da sua empresa, você precisa ter uma ideia nítida da estrutura interna. Além dos departamentos e dos colaboradores que dela fazem parte. Normalmente, o departamento de recursos humanos é responsável por criar o organograma da empresa e mantê-lo atualizado. No entanto, nem sempre é fácil.

A nossa recomendação é começar com um papel em branco e listar todos os departamentos existentes na empresa. Na seguinte etapa, iremos anotar todos os responsáveis por cada departamento e as pessoas à quem elas reportam. Será mais fácil construir o organograma de empresa a começar pelas posições de topo da empresa e depois trabalhar na hierarquia interna.

Os dados mais comuns que todos incluem no organograma são o Nome (e sobrenome) da pessoa, o cargo e o departamento ao qual a pessoa pertence. Dependendo da distribuição do staff será mais, ou menos difícil identificar a hierarquia e criar um organograma funcional da empresa. Assim como, sabemos que um organograma empresarial deve ser flexível e fácil de se adaptar.

Já identificou todos os departamentos e executivos da empresa? Adicione os colaboradores começando com os de maior responsabilidade e posição na empresa. É uma tarefa que leva tempo e que necessita de várias revisões antes de terminar o primeiro esquema do organograma.

Você sabia que pode criar um organograma da sua empresa de forma automática numa questão de segundos com o software de recursos humanos da Factorial? Veja 👇

botao demo

Dois modelos de organograma que podem servir de modelo quando desenhar o seu

Exemplo organograma horizontal da empresa

A distribuição horizontal pode ajudá-lo a visualizar o organograma na tela do seu computador. Abaixo, você enxerga o que seria um exemplo de um organograma horizontal.

organograma-horizontal

Exemplo de organograma vertical

Em função do tamanho que tenha a sua empresa e do formato que queira criar o organograma, pode ser que seja mais fácil para si trabalhar com um formato vertical. Aqui, deixamos um exemplo de um organograma vertical.

organograma vertical

Exemplos de organogramas de grandes multinacionais

Seja como for, pode ser que a medida que a sua empresa vá crescendo o organograma se complique. Aliás, pode ser também que o organograma criado pelo RH, tenha intuito de ser criativo e inovador. Essa pode ser uma estratégia de unir branding e ferramentas de visualização da empresa. Pensando nisso, trouxemos exemplo de organogramas empresariais que desafios o tradicional.

Nas imagens abaixo, você pode ver como se estrutura o organograma de multinacionais como a Amazon, Google, Facebook, Microsoft, Apple ou Oracle.

organograma-multinacionais

📥 [Download grátis] Modelo de Organograma para sua empresa

Sabemos que às vezes só precisamos de algo rápido e simples. Por isso, oferecermos um Organograma que você pode editar como quiser! Temos em versão Power Point e Word, se preferir, pode baixar ambos organogramas.

organograma

Programas para criar organogramas da empresa

Se você não quer desperdiçar tempo editando templates que ficarão desatualizados, você pode optar por utilizar um programa para fazer organogramas. Com a Factorial podes criar o seu organograma numa questão de segundos e com facilidade.

A Factorial é um software de recursos humanos para pequenas e médias empresas de 2 a 500 colaboradores que oferece ferramentas de gestão de férias e ausências dos colaboradores. Além de benefícios e planos de retribuição flexível para os trabalhadores, gestão documental de recursos humanos, controle de frequência e muito mais. Conheça nossa funcionalidades aqui.

Ao utilizar a Factorial, você terá automaticamente um organograma funcional, atualizado e completo. Cada vez que haja uma nova incorporação ou baixa na equipe, nós nos encarregaremos de fazer as alterações.

✅ Confira como funcionaria um organograma feito na Factorial

Tenha em conta que em função da hierarquia e número de colaboradores da sua empresa o seu organograma online será diferente. Este tipo de representação gráfica é realmente útil para conhecer em detalhe o funcionamento dos diferentes departamentos.

organograma empresa RH DP

👉 Veja mais aqui

Além disso, poderá ver que colaboradores não encaixam dentro da estrutura, possíveis pontos de conflito e no caso de um colaborador com pessoas à seu cargo deixe a empresa, você poderá designar essas pessoas facilmente para outro gestor. Assim, tudo volta a funcionar.

botao demo

 

Mariana P. é parte do time de Content Marketing da Factorial. Acredita que copywriting é mais do que contar histórias. É também diversificar conhecimento para que todos tenham acesso. Depois de viver em diferentes países e trabalhar com B2C e B2B, percebeu que o setor de Recursos Humanos é parte fundamental para a transformação e o crescimento das pessoas dentro de uma organização.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário