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Upskilling e reskilling: o que são e como aplicá-las na empresa

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7 minutos de leitura
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Já ouviu falar sobre upskilling e reskilling? Neste artigo, nós contaremos tudo sobre esses termos, que serão usados cada vez mais dentro das empresas. Confira!

O upskilling e reskilling são habilidades fundamentais para os colaboradores atuantes no mercado de trabalho, atualmente. Afinal, essas técnicas permitem que os profissionais aprimorarem suas habilidades, desenvolvam novas competências e tornem-se mais produtivos e inovadores.

A seguir, exploraremos como o upskilling e o reskilling podem ser aplicados para melhorar o desempenho da equipe, aprimorar os resultados organizacionais e aumentar a competitividade da empresa.

Falaremos também sobre o papel dos profissionais de Recursos Humanos em relação às tendências que mudam cargos e desenvolvem habilidades multidisciplinares dentro das organizações. Boa leitura!

Índice

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O que é upskilling e reskilling?

Afinal, o que é reskilling e upskilling? Apesar de serem apontados como tendências de RH, poucos profissionais conhecem esses termos. Por isso, confira os seus significados e conceitos a seguir.

O conceito de upskilling

Para entender o que é upskilling e reskilling, primeiramente, explicaremos o conceito de cada palavra. O upskilling (upskill, como também é chamado) possui o sufixo “skill”, que significa do inglês para o português “habilidade”.

Por sua vez, upskilling é um termo que se refere ao desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, competências e conhecimentos que um profissional possui na área em que já está inserido.

Nesse caso, esse conceito aborda uma situação profissional onde o funcionário já está inserido e, por isso, não mudará o sentido da sua carreira. Portanto, por meio desse aprimoramento e desenvolvimento, esse colaborador pode atuar de forma mais significativa em sua posição e construir uma carreira ainda mais sólida.

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O que é reskilling?

Se você já pesquisou na internet sobre “reskilling e upskilling significado”, então agora poderá entender definitivamente o sentido de ambos os termos. O upskilling se refere ao desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de um profissional dentro da sua área.

Já o reskilling permite que um funcionário adquira habilidades não-relacionadas à sua função atual para que, no futuro, ele possa exercer uma função diferente.

Para entender melhor, perceba que o termo “reskill”, vem do verbo em inglês, que significa requalificar. Assim, quando uma empresa oferece um programa de reskilling, logo ela está oferecendo o desenvolvimento de novas habilidades para o profissional realizar um trabalho em uma área diferente.

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Qual a diferença entre reskilling e upskilling?

Qual a diferença entre reskilling e upskilling? É simples: reskilling é o processo de adquirir novas habilidades para substituir habilidades antigas que não são mais necessárias ou relevantes para um novo trabalho. Para isso, é necessário um treinamento para uma área diferente daquela onde o trabalhador estava anteriormente.

Já o upskilling, basicamente, é o processo de conquistar novas habilidades, a fim de melhorar as aptidões que já possui. Nesse caso, envolve treinamento para aprimorar a experiência e as habilidades de trabalho que já possui. Em outras palavras, é uma maneira de se manter atualizado com as novas tendências e tecnologias do setor.

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Accountability e reskilling: qual a relação?

O termo accountability é uma derivação do verbo em inglês “account”, que significa dar explicações, responder a alguém ou justificar algo. Nesse sentido, “accountability”, apesar de não ter uma tradução exata para o português, está ligado à ideia de “responsabilização”.

O conceito de accountability está associado ao reskilling uma vez que. em ambos, as pessoas têm mais autonomia para realizar suas atividades, e, simultaneamente, se responsabilizam mais pelos seus atos.

Sendo assim, as empresas que promovem a cultura do accountability devem estimular o reskilling entre os colaboradores, para que eles todos da equipe adquiram as habilidades que ajudarão na entrega de resultados.

6 benefícios do reskilling e upskilling

Agora que você já sabe o que significam os termos upskilling e reskilling, confira os principais benefícios que sua instituição pode ter ao implementar estes processos. A seguir:

1. Oferecer oportunidades de crescimento profissional

O reskilling e upskilling podem maximizar o potencial dos funcionários ao permitir que eles adquiram habilidades e conhecimentos necessários para serem mais produtivos e eficazes no dia a dia.

Além dessas estratégias ajudarem a desenvolver as capacidades e habilidades dos profissionais, elas aumentam o potencial e atraem melhores oportunidades de crescimento profissional aos trabalhadores.

Essas habilidades podem ajudar a melhorar a qualidade do trabalho e a eficiência, permitindo que os colaboradores sejam instigados a buscarem o crescimento profissional.

2. Reestruturar a força de trabalho

A qualificação e a requalificação ajudam a reestruturar a força de trabalho para a empresa alcançar os melhores resultados. Isso pode incluir a realocação de funcionários, mudanças de processos, alteração de recursos e a substituição de posições.

Reestruturar a força de trabalho é uma ação que as instituições podem realizar quando surgem mudanças no mercado ou para reduzir custos, por exemplo.

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3. Aumentar a competitividade da empresa

Sem dúvidas, o upskilling e o reskilling podem ajudar as instituições a se tornarem mais competitivas. Afinal, o upskilling faz com que os profissionais adquiram novas habilidades para a realização de tarefas mais avançadas do seu setor.

Já o reskilling fornece aos funcionários as habilidades necessárias para realizar tarefas diferentes, como se adaptar à mudança tecnológica. Assim, consequentemente, essas técnicas permitem que as empresas aproveitem melhor sua força de trabalho e aumentem a sua produtividade, contribuindo com a competitividade.

4. Ampliar a produtividade dos colaboradores

As estratégias citadas neste texto fazem total diferença no desenvolvimento individual e de equipes. Essas ações fazem com que os profissionais se sintam mais valorizados pelas empresas que fornecem programas de treinamentos e capacitações.

O sentimento de valorização tende a aumentar a motivação dos colaboradores durante a rotina de trabalho. Assim, quando mais motivados e mais confiantes com os conhecimentos e habilidades adquiridas, melhores serão as performances e o desempenho por produtividade.

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5. Estimular a inovação

Os conceitos apresentados também permitem que os colaboradores se adaptem às mudanças no ambiente de trabalho e às novas tecnologias. Por isso, a tecnologia tem um papel fundamental de aliada do treinamento e desenvolvimento de programas de qualificação e requalificação.

Dessa forma, outro benefício de realizar a qualificação e a requalificação dos colaboradores é a contribuição na construção do futuro do trabalho e das relações profissionais com a tecnologia e a inovação.

6. Desenvolver soft skills

Os programas de reskilling e upskilling também podem ajudar no desenvolvimento das soft skills e hard skills, termos em inglês usados por profissionais de Recursos Humanos que avaliam habilidades comportamentais e competências subjetivas.

As soft skills são aquelas habilidades que possuem relação com a inteligência emocional, habilidades pessoais e interpessoais que facilitam a comunicação entre as pessoas. Já as hard skills são aquelas habilidades mais técnicas que colaboram para que um determinado trabalho seja executado com mais eficiência.

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Soft skills para reskilling e upskilling

O relatório The Future of Jobs 2020 mostrou quais são as habilidades do profissional do futuro até 2025. Aquelas que tiveram mais relação com os processos de reskilling e upskilling são:

  • Uso da tecnologia;
  • Pensamento crítico;
  • Inteligência emocional;
  • Persuasão e negociação;
  • Liderança e influência social;
  • Pensamento analítico e inovação;
  • Resolução de problemas complexos;
  • Criatividade, originalidade e iniciativa;
  • Resolução de problemas lógicos e ideação;
  • Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado;
  • Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

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Hard skills para reskilling e upskilling

Já as hard skills, as habilidades mais desenvolvidas em upskilling e reskilling, de acordo com o estudo, foram:

  • Data science;
  • Inteligência artificial;
  • Rede de computadores;
  • Armazenamento de dados;
  • Ferramentas de desenvolvimento.

O papel do RH na estratégia de upskilling e reskilling

Qual o papel do departamento de RH nas estratégias de upskilling e reskilling? Cabe a esse setor compreender as necessidades da empresa e das equipes para transformá-las em uma ação estratégica de educação corporativa.

Nesse sentido, o setor de RH precisa entender como funciona o treinamento de novas habilidades, principalmente das soft skills e hard skills. Para isso, também é preciso criar uma estratégia de treinamento contínuo para aprimorar os funcionários dentro da instituição ao invés de recrutar um novo profissional.

Outro papel fundamental dessa área é entender que o desaparecimento de alguns cargos pedem novas requalificações para os profissionais afetados. Entenda mais abaixo!

Como o RH pode aplicar upskilling e reskilling na empresa?

O que o setor de Recursos Humanos pode aplicar o upskilling e reskilling na organização? Confira algumas dicas:

Fazer o mapeamento das habilidades necessárias

O primeiro passo é mapear as habilidades dos colaboradores atuais para entender se estão relacionadas com os objetivos da instituição. Assim, o RH terá uma visão mais efetiva sobre quais competências precisam ser desenvolvidas e quais habilidades devem ser estimuladas internamente.

Criar um programa de treinamento e desenvolvimento

Com base nas faltas de habilidades e competências dos profissionais, o setor deverá criar um programa de treinamento e desenvolvimento. Esse programa precisa ensinar as habilidades para o trabalhador melhorar seu desempenho, assim como encaminhar os profissionais para um novo cargo na empresa, caso necessário.

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Utilizar a tecnologia como aliada

A tecnologia é uma grande aliada nos processos de upskilling e reskilling. Por isso, é preciso que os profissionais de RH busquem por softwares que ajudem na gestão de treinametos dos colaboradores.

Esse setor pode contar com o software funcional e intuitivo da Factorial que, além de inúmeras funcionalidades, acompanha os treinamentos da empresa, verifica as competências e os resultados dos funcionários.

Assim, com a tecnologia aliada se facilita companhar o progresso e o custo de cada ação de treinamento para a qualificação e a requalificação dos profissionais. Além disso, é possível criar um próprio sistema de gestão de aprendizagem adaptado às necessidades dos funcionários e da instituição.

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Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

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