A Factorial está de cara nova e queremos compartilhar com você todas as novidades da marca. Veja como foi nosso processo de Rebranding e conheça a nova identidade visual desenvolvida para acompanhar o crescimento da empresa em todo o mundo.
Leia o artigo completo abaixo!
Por onde começamos?
Há cinco anos, a Factorial nasceu com o objetivo de ajudar as empresas a resolverem seus problemas administrativos. Com o tempo, nossa identidade se tornou uma combinação única de valores e sentimentos que acumulamos ao longo do caminho.
Nosso slogan, na época, girava em torno de “focar no que realmente importa”, algo em que acreditávamos intensamente. No entanto, também era muito ambíguo resumir aquilo que nos orienta.
Ao mesmo tempo, inúmeras startups estavam adotando mensagens parecidas, sob o mesmo grito de guerra, incentivando toda uma indústria em processo de digitalização a gerar um impacto real a partir do core das empresas. No entanto, muitas não foram capazes de compreender ao que realmente deveriam se dedicar.
Com o tempo e à medida que fomos crescendo, percebemos que precisávamos de uma visão mais clara e direta. Sem margem para interpretações livres, e que todos os clientes, parceiros e colaboradores da Factorial pudessem entender. Desta forma, começamos a procurar a base da nossa identidade e a descobrir o que realmente importa. Mais ainda, precisávamos saber exatamente quem nós éramos.
Descobrindo quem somos
Desde o primeiro dia, a Factorial passou de apenas 14 funcionários, para ter, até ao momento em que escrevemos estas palavras, 300! O crescimento exponencial que temos vivido nos fez enfrentar um dos maiores desafios de todo o projeto: como renovar a marca de uma empresa que já existe, assegurando que todos os que nos rodeiam estejam na mesma página?
Então, passamos um tempo tentando reunir as diferentes visões, valores, objetivos e prioridades, mas acima de tudo, focamos em entender o que as pessoas significavam para a Factorial.
Dezenas de equipes de todas as áreas foram envolvidas durante este processo. Graças à participação ativa que tivemos, consolidamos e unificamos a nossa missão.
“Queremos capacitar a próxima geração de PMEs que colocam as pessoas em primeiro lugar, proporcionando às organizações do mundo inteiro as melhores ferramentas, informações e conhecimentos para ajudar cada uma destas pessoas.”
Ter uma visão e missão compartilhadas por todos nos ajudou a trabalhar juntos em algo que acreditamos e entendemos da mesma maneira. Um objetivo comum que nos permite integrar cada pessoa que entra na equipe, dando-lhes a capacidade de tomar decisões de forma independente.
Definição da identidade da Factorial
Fazer um exercício de rebranding não se trata apenas de tornar a marca mais moderna ou de polir nossa aparência. Um rebranding não é uma mudança superficial: é uma revolução cultural que vem de dentro. Ele se reinicia, se reconstrói e se reinventa.
Os nossos fundadores, Jordi, Bernat e o Pau, são pessoas apaixonadas pelo que fazem e têm a intenção de construir um ambiente de trabalho no qual as pessoas se sintam confortáveis e livres, para que assim elas se dediquem a fazer da Factorial um lugar de empatia e diversidade.
Depois de realizarmos vários workshops, decidimos criar uma marca que fosse viva, vibrante e que pudesse representar pessoas reais. Resumindo, criar uma marca mais humana.
Passamos algum tempo tentando entender o que significava para a gente ser “humano”, e como poderíamos representar isso através do design.
Exatamente por este motivo, a nossa identidade foi pensada para expressar a nossa visão única: Mudar a forma como as empresas são geridas, colocando as pessoas no centro.
Dando vida à uma mudança radical
Apresentamos a cor principal da nossa nova marca: o Radical Red. Uma cor vibrante, ousada, moderna e acolhedora. Representa o nosso lado mais emocional, a nossa forma de agir e de nos apresentarmos ao mundo.
Por outro lado, o Viridian Green é a cor secundária da nossa marca. O Viridian Green é o tom perfeito para equilibrar a ousadia do Radical Red. Ele é especialmente útil quando aplicado a produtos onde os tons de vermelho, podem enviar uma mensagem equivocada.
Esta cor representa o nosso lado mais racional, e nos ajuda a transmitir segurança e confiança. Também nos permite diferenciar as nossas submarcas e associações, reforçando as nossas comunicações mais racionais.
A Factorial é mais do que apenas dados, ferramentas ou conhecimento. A nossa comunidade usa a Factorial para gerenciar as suas empresas, melhorar os seus negócios e liderar talentos. Mas o que realmente faz nosso produto se destacar é a conexão emocional que permite que as empresas cresçam junto com seus colaboradores.
Assim como fizemos com nosso produto, decidimos criar uma marca que realmente ajudasse as pessoas.
Temos uma nova fonte tipográfica, a Fira Sans. É uma fonte humanista concebida sob duas bases principais: legibilidade e personalidade.
Um conjunto de caracteres racionais, acessíveis e emocionais, que proporcionam uma experiência fluida e envolvente através de uma tela.
Um novo universo visual
Na Factorial gostamos das pessoas como elas são. Por isso, no nosso exercício fotográfico, decidimos, mais uma vez, focar nas pessoas. Buscamos refletir momentos autênticos que representem a realidade das organizações, com cenas em que as pessoas possam se identificar.
Nos últimos cinco anos, o nosso universo visual foi mudando para um conjunto de estilos e normas que nunca foram antes escritas. E, por isso, nos deparamos com uma adaptação mais difícil face ao rápido crescimento que continuamos a ter.
Ao analisarmos o nosso exercício visual anterior, identificamos o uso repetitivo que fazíamos dos escassos recursos visuais que tínhamos. Um deles era o conjunto de pontos:
Estávamos cientes da necessidade de criar um recurso visual que não fosse finito ou desatualizado. Um recurso visual que pudesse libertar a criatividade das pessoas, fazendo um uso simples e divertido de formas e cores.
Muitos dos comentários que recebemos sobre a Factorial são sobre como é uma plataforma simples, fácil e intuitiva. Assim, decidimos investigar e determinar como poderíamos continuar a potencializar esses sentimentos e emoções que tanto contribuem para o crescimento dos nossos clientes.
Inspirados em modelos de ensino baseados na criatividade e no lúdico, decidimos adotar a visão do pedagogo alemão, antigo professor da Bauhaus e criador do conceito de jardim de infância: Friedrich Fröbel.
Fröbel pretendia extrair dos estudantes o que já havia dentro deles. Incentivar as suas aprendizagens, a se deixarem levar pela própria criatividade e a trabalhar com diferentes formas, linhas, cores e texturas. Isto foi algo com que nos sentimos fortemente atraídos, e pelo qual decidimos criar o nosso próprio universo visual: Os artefatos.
Um universo visual completo capaz de elevar e reforçar as nossas mensagens através das histórias.
Construindo uma marca em constante evolução
Algo que presumimos desde o início é que a marca nunca estaria acabada. À semelhança da gestão das empresas, a marca Factorial está em constante evolução, assim como cada uma das pessoas que compõem a Factorial. Há uma adaptação e evolução constante.
Finalmente hoje, segunda-feira, 18 de outubro, decidimos anunciar o lançamento das mudanças da nossa marca.
Apostando na nossa crença de que humanos não são recursos. Existe uma forma diferente de compreender, capacitar e liderar talentos. E não há nada mais valioso para uma organização do que a sua base: As pessoas.
Em busca de uma nova oportunidade de trabalho