Ir para o conteúdo

Cursos online de RH que você precisa conhecer

·
4 minutos de leitura
gestão administrativa de RH

Durante este momento em que muitos estamos trabalhando num esquema de home office e que muitas instituições paralisaram as suas aulas presenciais, é interessante buscar cursos online para complementar a sua carreira. Além de se manter atualizado com as novidades em gestão de pessoas.

Outra facilidade dos cursos de recursos humanos online, é que você pode combinar estudos e trabalho depois. Aliás, a variedade de cursos é enorme, desde analista de recursos humanos, gestão de recursos humanos até doutorados em universidades estrangeiras. 

A seguir, explicamos um pouco mais sobre diferentes cursos online. Inclusive, muitos dos quais você pode se inscrever gratuitamente. 

Índice

Curso de Gestão de Pessoas Sebrae 

Você provavelmente já deve conhecer o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Se está começando no mundo de RH agora ou precisa gerir uma equipe, o curso de Gestão de pessoas da Sebrae é perfeito. 

Nesse curso online e gratuito de recursos humanos, você pode aprender os conceitos básicos da gestão de pessoas e as ferramentas e estratégias que te ajudarão nesse processo. 

Os 5 módulos do curso:

  • A gestão de pessoas no contexto atual
  • Recrutamento e seleção de pessoas
  • Desenvolvimento de equipes
  • Liderança e motivação
  • Gestão de conflitos em equipe

A carga horária do curso é de 8 horas e o prazo de conclusão é de 30 dias. No final do curso, é possível emitir o certificado digital na área do estudante de forma gratuita.

Cursos de recursos humanos na Udemy

A Udemy é uma das maiores plataformas de educação online do mundo. Nela você pode encontrar centenas de cursos de vários assuntos, incluindo o curso de recursos humanos online. Apesar da maioria deles serem em inglês, a Udemy também disponibiliza cursos de recursos humanos em português. 

Na Udemy profissionais de vários setores podem fazer o upload dos seus próprios cursos na plataforma, com um valor bastante atrativo. Dessa forma, é possível encontrar cursos específicos, como analista de departamento pessoal, gestão de recursos humanos no setor de restaurantes e até como fazer os cálculos trabalhistas. Os cursos da Udemy giram em torno de 20 dólares e costumam ter poucas horas de duração. Ao final, o aluno recebe o certificado de conclusão. 

Como há muitas possibilidades disponíveis na plataforma, deixamos algumas dicas para escolher o seu curso:

  • Verifique o tema do curso: você quer se aprofundar em um conceito ou quer ter uma noção mais geral de gestão de pessoas? 
  • Quem é o profissional ou instituição por trás do curso? Investigue o seu histórico e experiência. 
  • Leia as avaliações das pessoas que já fizeram o curso para considerar os pontos positivos e negativos do mesmo. 

Ainda com dúvidas? A plataforma da Udemy permite que você encontre o melhor curso de RH online por meio de filtros como os mais populares, o favorito dos iniciantes e os novos cursos.

Cursos de Gestão de pessoas na FGV Online 

A Fundação Getúlio Vargas é uma das instituições de ensino mais importantes do Brasil no que diz respeito ao mundo dos negócios. Por isso, muitos profissionais de altos cargos no RH de grandes em empresas, já passaram pela FGV. Além dos cursos presenciais, pós-graduações e MBAs, a FGV também oferece uma série de cursos online de recursos humanos. 

A duração média destes cursos de atualização é de 30 horas divididas por 7 semanas. No site da FGV você pode encontrar tanto cursos mais gerais como o de “Introdução à gestão de recursos humanos” e “Competências Gerenciais”, como cursos mais específicos como o de “Coaching e Mentoring”.

Os cursos de recursos humanos da FGV são mais caros que outros cursos de atualização online. Atualmente o seu valor beira os R$1.000,00. Principalmente se considerarmos que o valor dos cursos presenciais da FGV é muito maior do que o valor referente aos cursos online. 

No entanto, é uma boa opção para aqueles que querem ter uma instituição de renome no currículo e não têm uma escola FGV em sua cidade. 

Curso de Employer Branding na Descola

A Descola é uma plataforma online brasileira voltada para cursos de atualização. Entre os diversos cursos de negócios e de recursos humanos, cabe destacar o curso de Employer Branding. Para quem não sabe, o employer branding, traduzido como a gestão da marca do empregador, é a percepção sobre uma empresa, sobre a sua cultura, a reputação desta como local de trabalho e a proposta de valor da mesma. 

Este curso, disponibilizado na Descola, foi desenvolvido pela Employer Branding Brasil, a organização que visa aprofundar e divulgar os conhecimentos da área no país. Além disso, esse curso online tem um valor bastante acessível ou pode até presentear alguém com o curso. Por isso, se você quer saber mais sobre employer branding, não há nada melhor do que buscar ajuda de quem mais entende do assunto. 

Cursos de recursos humanos na iPED 

O Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPed) possui 58 cursos online gratuitos de recursos humanos e todos disponibilizam certificado. Uma das características dos cursos da iPED é que eles aprofundam em uma tema específico da área de estudos. Por exemplo, como o feedback, tipos de avaliação de desempenho e, análise e seleção de candidato. 

Dessa forma, o profissional pode sanar uma lacuna particular da sua formação ou aprender novas estratégias para implementar no trabalho. Todos os cursos são em formato vídeo e podem ser acessados pelo celular, computador, tablet ou laptop. Você escolhe o curso que mais te interessa e começa na hora os seus estudos.

Vale lembrar que os cursos online têm o mesmo reconhecimento dos cursos presenciais. Assim, você pode usar o certificado do curso online em gestão de pessoas em entrevistas de emprego ou atividades complementares da faculdade. Também existe o caso em que empresas podem pedir ao profissional uma atualização profissional. E o curso online de RH pode ser uma alternativa eficiente e satisfatória. 

Além disso, todos os cursos que citamos estão disponíveis para os alunos 24h por dia, o que permite conciliar a rotina com maior facilidade. Outra vantagem é que a diversidade de cursos aportam conhecimentos e competências para os mais diferentes níveis de aprendizado. Seja para profissionais com experiência ou para quem procura se inserir no mercado de trabalho de recursos humanos.

Texto de Maria Esther Castedo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário