Estudo de RH 2021

Como foi 2021 para o RH no Brasil e no mundo?

Baixar estudo completo

Um novo cenário se apresenta para as empresas, trazendo desafios tanto para a área Recursos Humanos quanto para os profissionais do Departamento Pessoal. É inegável que a pandemia instituiu a cultura do home office e acelerou a digitalização de processos.

Mas quais foram os maiores desafios do RH em 2021?
Como o setor reagiu no Brasil e no mundo?
A produtividade aumentou? E o estresse?


Estas e outras questões foram colocadas para diversos profissionais do setor, e as respostas de mais de 4.000 empresas foram compiladas em um estudo completo sobre o mercado.

Descubra os desafios que o RH e os colaboradores enfrentaram no último ano e veja quais as tendências para 2022. Baixe nosso estudo completo e se prepare para redefinir os próximos passos para a sua empresa.

Estudo de RH em português

Investigamos a realidade
do RH em 2021

+4.000 empresas

Milhares de negócios, incluindo pequenas e médias empresas de diferentes setores, compartilharam conosco como a indústria de RH mudou em 2021.

+700 profissionais de RH e DP

Gestores e especialistas em RH, líderes de equipes, pessoal de operações e até mesmo equipes de TI, todos os profissionais encarregados de gerenciar o ciclo de vida dos colaboradores (recrutamento, contratação, onboarding, treinamento, offboarding) estão incluídos neste estudo.

11 países

Empresas de todo o mundo participaram — do Brasil à Europa, da América do Norte à América Latina.

Como o RH brasileiro enxergou
a própria área em 2021?

Abaixo, você encontra algumas informações sobre a nossa amostragem para o Brasil.
Para vê-las por completo, baixe o estudo em português.

Transformação digital

A digitalização
pede passagem

Brasileiros amam a internet. E o Brasil é uma das populações que mais passam tempo conectadas diariamente. Somos 160 milhões de pessoas conectadas todos os dias, o que faz do Brasil o país latino-americano com maior número de usuários. E, depois do confinamento de 2020, esse uso aumentou bastante.

75% da população brasileira acessa a internet.

Estresse no trabalho

Menos estresse,
mais produtividade: é sobre isso

Uma em cada três pessoas acredita que a redução dos níveis de estresse é um dos objetivos traçados para 2022 na empresa em que trabalha.

A Covid-19 aumentou o estresse no trabalho para quase metade dos colaboradores. Isso significa que 45,23% das pessoas entrevistadas percebem níveis de estresse mais altos após a pandemia. Por sua vez, dois em cada cinco colaboradores associam estresse com queda na produtividade.

O perfil do profissional de RH

Mulheres são a maioria no RH

Mulheres ocupam 80% dos cargos de Recursos Humanos e de Departamento Pessoal. São quatro mulheres para cada homem. Logo, o perfil na área é mais feminino do que masculino.

Contudo, é provável que esse homem ocupe um cargo mais alto que suas colegas: quando falamos de cargos de liderança com faixas salariais mais altas, os homens são a maioria e a desigualdade cresce progressivamente.