Ir para o conteúdo
mulheres lideres

Dia Internacional da Mulher: 10 mulheres líderes #ChooseToChallenge

No dia 8 de março o mundo todo celebra o Dia Internacional da Mulher. Essa data nos ajuda a lembrar a luta diária que as mulheres líderes passam para serem reconhecidas, respeitadas e valorizadas dentro e fora do ambiente de trabalho. Contudo, sabemos que essa luta para o reconhecimento de mulheres não acontece apenas durante o mês de março. Celebrar o dia das mulheres é lembrar e lutar para a inclusão na prática e conquista de suas pautas principais:  igualdade de direitos e oportunidades em todos os âmbitos da sociedade para todas as mulheres.

A força do movimento de mulheres em todo o mundo transpassa fronteiras, diferenças culturais, linguísticas, econômicas, ideológicas ou de qualquer outro tipo. Esse é um movimento que está mudando o mundo há muitas décadas e que tem ganhado uma força gigantesca nos últimos anos.

Por isso, apresentamos neste artigo 10 mulheres líderes que escolhem desafiar o mundo lá fora todos os dias.

#ChooseToChallenge e o Dia Internacional da Mulher

A campanha internacional #ChooseToChallenge visa incentivar as pessoas, de todos os gêneros, crenças e etnias a desafiar o status quo e chamar a atenção para o preconceito de gênero e a desigualdade.

Segundo as realizadoras da campanha :

Todos podemos optar por buscar e celebrar as conquistas das mulheres. Coletivamente, todos nós podemos ajudar a criar um mundo inclusivo. Do desafio vem a mudança, então vamos todos optar por desafiar.

Perguntamos a 10 mulheres líderes que trabalham na Factorial sobre o que o #ChooseToChallenge reflete na sua vida profissional. A seguir, as respostas de cada uma delas.

Isabella Vecchini – Account Manager

Para mim, desafiar a vida profissional significa me sentir livre para me colocar à frente de novos desafios. Ao mesmo tempo, questionando tudo que não concordo, sem esperar a aprovação de ninguém. Além disso, acredito na importância que todos nós, independentemente do gênero ou posição que ocupamos na empresa, temos em poder expressar nossas opiniões livremente.

Seja para demonstrar novas ideias, mas sempre respeitando a opinião dos outros. Acredito que compartilhar nosso ponto de vista com os demais enriquece tanto o ambiente de trabalho quanto a vida pessoal.

 

Nabeelah Yousuph – Software Engineers

Para mim, #ChooseToChallenge significa desafiar os estereótipos que sempre tive durante a maior parte da minha vida. Eu cresci pensando que as mulheres deveriam ser o gênero inferior. E à medida que fui crescendo, aprendi que não é este o caso.

Assim, além de quebrar este estereótipo em particular, eu tento me desafiar a esquecer o que me foi dito antes sobre “ser mais fraca do que eles (os homens)”. Agora tento me ver em uma perspectiva melhor, porque sou exatamente como eles. Posso fazer tudo ao meu alcance para quebrar esses estereótipos e assumir posições mais elevadas.

Por outro lado, também quero desafiar a síndrome do impostor. O que no meu caso sempre ocorre quando me vejo em um lugar onde sinto que não pertenço.  Agora estou tentando me desafiar para provar a mim mesma que fui escolhida para este trabalho, porque estou preparada para fazê-lo. Fui escolhida por minhas habilidades e nada mais.

A última coisa que eu gostaria é de me desafiar a ser um bom modelo para outras meninas. Ou seja, outra mulher que realmente quer se ver em posições nas quais nunca pensou que pudesse estar. Portanto, para esta celebração do Dia Internacional da Mulher, escolho desafiar a mim mesma, para parecer melhor, para quebrar estereótipos e para ser quem você quiser ser.

Leticia Escanciano – Software Engineer

A  liderança da Factorial está fazendo um grande esforço para incluir mais e mais mulheres na equipe de desenvolvimento. Apesar de sabermos que  a tecnologia é um mundo que sempre esteve mais associado com o gênero masculino.

Acho que às vezes temos medo de entrar neste tipo de setor, projetado como um universo mais masculino. Temos uma ideia preconcebida de que não o faremos tão bem quanto eles, mas temos que romper com estes estereótipos. As mulheres podem fazer tão bem ou até melhor do que os homens, depende de cada pessoa. Além disso, acho que posso apoiar e contribuir ajudando mais meus colegas. Eu gostaria de transmitir a mensagem de que as mulheres também podem fazer tecnologia e nós podemos fazê-lo muito bem.

 

Cassie Yusofi – Regional Sales Manager 

Hoje, as mulheres têm a opção de compartilhar seus pontos de vista em conversas importantes que acontecem ao redor do mundo.

Temos a verdadeira opção de questionar as coisas e compartilhar nossas opiniões, enquanto antes simplesmente não podíamos ou não tínhamos permissão para fazê-lo. Portanto, escolha por usar seu direito de desafiar, pois é um privilégio.

Para mim, um dos maiores desafios, que vai muito além do Dia da Mulher, é ser capaz de capacitar outras mulheres. Como líder, sinto que tenho a capacidade de capacitar as mulheres que trabalham comigo a se tornarem melhores profissionais, melhores líderes e a crescerem e evoluírem dentro da empresa.

Também quero que eles sintam que podem assumir posições de liderança no futuro se assim o desejarem. É impo

Nitya Fajardo – Regional Sales Manager Southern Europe

Para mim, o Dia da Mulher comemora a luta pelo emprego como resultado de um longo processo de igualdade em todos os aspectos, não apenas na vida profissional, mas também na vida cotidiana. Educar nossos filhos na mesma linha é muito importante.

Johanna Denfeld – Senior Account Executive 

O desafio que escolho é vir trabalhar todos os dias e fazer o meu melhor.

Ao fazer isso, procuro modelos femininos porque acredito que nós mulheres temos qualidades das quais toda a indústria tecnológica pode se beneficiar.

Mariana Ramalho – Growth Manager

rtante que elas sintam que são ouvidas e que sintam que têm espaço dentro da organização.

Pessoalmente, considero que ainda sou jovem, mas no futuro me vejo como um líder melhor que é capaz de motivar a equipe e trazer mais mulheres para posições de liderança. Porque quando vemos mais mulheres no topo, nos sentimos confiantes de que podemos chegar lá também.

Erifyli Evangelous Sossidi – Software Engineer

O slogan para o Dia da Mulher deste ano é “Escolha Desafiar”. É um slogan com grande significado para as mulheres que optaram por trabalhar em programação e TI. Uma vez que apenas cerca de 10% deste setor é composto por mulheres.

Portanto, este ano temos uma oportunidade muito boa para falar sobre tecnologia. Falar sobre o papel das mulheres no setor de tecnologia, além de capacitar umas às outras para ter uma maior participação na evolução tecnológica.

 

Nadia Cantisano – Product Designer

Pessoalmente, eu sempre escolho desafiar o status quo, seja pessoal ou profissionalmente. Especialmente quando o status quo é discriminatório para um determinado grupo de pessoas. Então, como mulher, pertenço a um deles. Porque é através dos objetivos, e não do desafio que as pessoas aprendem tanto individualmente quanto profissionalmente. Portanto, pode ser algo transferível para todos os níveis.

No nível profissional, felizmente nunca tive um cenário de trabalho onde fui discriminada por ser mulher. Mas estou ciente de que este não é o caso para todas. É um pouco triste que ainda estejamos nesta situação. É por isso que eu acho muito necessário questionar e compartilhar tudo isso, independentemente do gênero ou de qualquer outra característica.

É verdade que na área de produtos e tecnologia há sempre uma minoria de mulheres. Mas isto está mudando e felizmente na Factorial, sempre fui encorajada a fazer o que quero e quando quer. E também a tentar sempre, além de nunca ter tido minhas asas cortadas ou algo do tipo. Acredito que nunca me senti excluída ou silenciada na empresa pelo fato de ser uma mulher.

Sentimos falta de ver mais mulheres nesta área de produto e tecnologia, embora haja mais a cada dia. E coragem! Eu encorajo todas vocês a entrarem nesse barco! – Se gostarem, é claro.

Flore-Eve Blondel – Account Manager 

Para mim, #ChooseToChallange significa: mudança. Porque eu vejo o desafio como uma mudança, uma evolução, algo em que sentimos a necessidade de evoluir. E temos sempre a opção de fazer isso acontecer.

 

Junte-se ao desafio do Dia Internacional da Mulher 2021 #ChooseToChallange

Como vimos, há muitas maneiras de contribuir para a mudança.  É por isso que hoje convidamos você a participar dessa iniciativa e #ChooseToChallenge. Compartilhe suas idéias, experiências, histórias e opiniões com outras pessoas e continue escolhendo desafiar todos os obstáculos que aparecerem no seu caminho.

software rh factorial

This post is also available in: English US Italiano English UK Français Português PT Mexican

Postagens relacionadas

Deixe um comentário